03/12/2014 – Alunos de Engenharia Civil da Fatep produzem maquetes estruturais para apresentação de trabalho

Os alunos do primeiro semestre do curso superior de Engenharia Civil da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) prepararam uma exposição de maquetes estruturais para uma apresentação de trabalhos para a disciplina de Introdução à Engenharia Civil, na noite da última sexta-feira (28), na quadra da Fatep.

Sob orientação do professor Emerson Casagrande, 36 alunos se dividiram em grupos para a produção de cinco maquetes. “Com temas livres, os alunos foram orientados a reproduzir estruturas da engenharia. Tivemos resultados muito satisfatórios e uma interação incrível com o público que prestigiou a apresentação dos trabalhos”, explica o docente.

Ponte Estaiada, Gabarito de Madeira, Pavimento Asfáltico, Barragem de Concreto e Sistema de Fundação são os trabalhos que puderam ser conferidos durante a exposição de maquetes, que teve início com uma sequência de seminários.

Sobre as etapas do processo, Casagrande enfatiza o trabalho de pesquisa desenvolvido pelos alunos. “Eles estudaram e formularam trabalhos de pesquisa sobre os princípios construtivos e os conceitos básicos das estruturas, tudo no padrão da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). Cada grupo tinha como meta explorar, principalmente, o comportamento estrutural de seus temas, visando a construção das maquetes”, comenta o professor.