06/05/2016-Visita à Elring Klinger amplia o conhecimento de alunos da Fatep sobre recursos humanos

...

“Achei muito interessante conhecer na prática como funciona um processo de treinamento, as técnicas utilizadas para cada caso e como a equipe do RH faz o planejamento.” O depoimento é da aluna Gisleine Ferraz, do terceiro semestre de Recursos Humanos da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), sobre a visita técnica à Elring Klinger do Brasil.

A atividade extraclasse, realizada no dia 27 de abril, das 19h30 às 22h30, contou com 35 alunos do segundo e do terceiro semestres do curso de Gestão em Recursos Humanos da Fatep. Acompanhados pela coordenadora e professora do curso Tania R. Silvestre, pelo professor Marcos F. de Lima e por Rafaella G. Pavan, coordenadora de Logística, o objetivo foi apresentar as práticas do setor de Gestão de Pessoas, que fará parte da rotina profissional dos participantes.

A Elring Klinger do Brasil conquistou os estudantes. “Observei que lidar com pessoas é algo muito complexo e cheio de surpresas. Aprovei a visita e agora tenho uma visão bem mais ampla de como é ser responsável pelos resultados positivos e negativos de uma organização. Confesso que me perguntei se vou conseguir chegar lá um dia”, disse Tatiane Pereira Nascimento, do terceiro semestre.

“A visita foi ótima e esclarecedora em vários aspectos. Ter a oportunidade de conhecer o RH de uma empresa como esta, seu cronograma de treinamento e desenvolvimento de gestores e funcionários, que não pensa nas pessoas apenas visando os resultados, mas também em desenvolvê-las, buscando novos talentos dentro da companhia, é inspirador e motivante. Com este aprendizado acredito cada vez mais no curso que escolhi. É exatamente isso que eu quero: a oportunidade de desenvolver pessoas e captar talentos, poder alinhar resultados com motivações e competências. Agradeço a oportunidade e também a toda a equipe de RH da Elring Klinger do Brasil”, entusiasmou-se a aluna Laura Aparecida Baldin.

Para Vitor Mantovani Dias Martos, também do terceiro semestre, “é motivador saber que 100% do que aprendemos na Fatep é desenvolvido na prática pelas organizações. Às vezes falamos porque aprender isso ou aquilo, mas entendi que da comunicação à estatística tudo é aplicado na rotina do RH.”

“Gostamos muito da visita. Achamos importante a oportunidade de conhecer como é o processo de RH dentro de uma empresa”, comentou Bianca da Mata Vieira, que participou junto com sua irmã Talita. “A ideia foi muito interessante, uma forma de interagirmos mais. Conhecer o ambiente organizacional nos ajudou a pensar em outras especializações, focar em novos objetivos e nunca desistir. Com as dicas conseguimos pensar mais longe, em novos conceitos de aprendizagem. Agradecemos pela oportunidade e também a empresa que nos recebeu muito bem”.

A coordenadora Tania destacou que “a visita técnica à Elring Klinger foi um momento ímpar, pois nossos alunos tiveram acesso a práticas efetivas de tudo que apresentamos em sala de aula. Foi mágico olhar para os alunos que se esforçavam em ver cada detalhe da apresentação. Com certeza, contribuiu com o desenvolvimento de todos e será lembrado por bastante tempo. Agradeço o senhor Juliano Marcelino e as analistas Raphaelly e Aline pela atenção e explicações sobre as estratégias de gestão de pessoas adotadas e suas origens, demonstração dos sistemas, treinamento, recrutamento e seleção, as ações empregadas e os resultados alcançados”, finaliza a professora.