14/02 – Fatep recebe inscrições para Faculdade Aberta da Terceira Idade

Terceira Idade14/02 - Fatep recebe inscrições para Faculdade Aberta da Terceira Idade ...

A Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) está com inscrições abertas para a Faculdade Aberta da Terceira Idade, destinada às pessoas com mais de 50 anos. As aulas têm início no dia 6 de março (terça-feira).

De acordo com a coordenadora do curso, professora Maristela Negri Marrano, o objetivo da Faculdade é propiciar um espaço para que ocorram mudanças de atitudes, quebra de preconceitos em relação à velhice e ao processo de envelhecimento. “As aulas são descontraídas, sem exigência de notas. Os assuntos abordados têm relação com o momento de vida dos alunos e são tratados com naturalidade”, explica a coordenadora.

Segundo o diretor da Fatep, professor Marcos Antonio de Lima, esta é a oportunidade ideal para quem tem mais de 50 anos trocar experiências e se atualizar. “A Faculdade Aberta da Terceira Idade é mais uma opção entre os cursos da Fatep, caracterizados por oferecer qualidade, experientes profissionais e adequada estrutura física”, conta.

A Faculdade da Terceira Idade da Fatep tem o objetivo de proporcionar às pessoas com mais de 50 anos o acesso à comunidade acadêmica, resgatando, por meio da educação permanente, potencialidades, autoestima e cidadania. As aulas são ministradas as terças e quintas-feiras, sempre das 14 às 17 horas. As disciplinas, oficinas e palestras são oferecidas semestralmente e abrangem diversas áreas temáticas como questões existenciais, psicologia e relações sociais; educação para a cidadania; atividade física e lazer; arte e cultura; sociedade e qualidade de vida, além de atualidades.

SOBRE A FACULDADE ABERTA DA TERCEIRA IDADE DA FATEP Com o ideal de proporcionar uma velhice com maior qualidade de vida, a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) criou em agosto de 2011 a Faculdade Aberta da Terceira Idade, uma proposta de educação permanente, dirigida a pessoas de ambos os sexos, com mais de 50 anos, interessadas em se atualizar e buscar novos conhecimentos.

A educação dirigida às pessoas com 50 anos ou mais, dentro de uma perspectiva de educação permanente, deve modificar objetivos, conteúdos e métodos de acordo com as necessidades e desejos da população desse segmento etário e da sociedade que envelhece. Os indivíduos na idade madura e idosos são os verdadeiros sujeitos do próprio processo educativo. Com sua experiência podem ser atores da transformação da sua realidade histórico-cultural.

Existem dados empíricos que comprovam que a educação permanente possui efeitos claros compensatórios e estimulantes sobre o envelhecimento bem-sucedido. Os programas educacionais, ao favorecerem a interação social, rompem o possível isolamento que esteja sendo experimentado pela população que envelhece. Também colaboram para o desenvolvimento de habilidades, além de se constituir numa possibilidade de realizar aspirações educacionais nunca antes alcançadas. Voltando a estudar, o indivíduo na idade madura e o idoso têm chance de mudar o rumo de sua vida, redimensioná-la e redirecionar suas ações para ter liberdade de escolha, emergir com novos pensamentos, novas maneiras de ser e estar no mundo, o que tende a provocar mudanças na sua qualidade de vida (CACHIONI, 2003).

Para os adultos de idade madura e idosos, a aprendizagem se constrói e está associada à experiência, à vida. A valorização do vivido, do adquirido desenvolve a autoconfiança e auxilia na busca e atribuição de significados as novas aprendizagens. A Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep não exige grau de escolaridade. Os alunos não são avaliados em provas e não precisam realizar tarefas comuns do ensino formal.

Pesquisas têm demonstrado que a Educação é um dos instrumentos que propiciam ao indivíduo alcançar o envelhecimento ativo. Envelhecer com saúde física, mental e espiritual é um dos maiores desafios das pessoas nessa faixa etária. Nessa perspectiva, uma das adaptações mais bem sucedidas quando se fala envelhecimento bem sucedido foi a criação das Universidades e Faculdades da Terceira Idade, sendo que a primeira Universidade foi criada em 1973 na França, por Pierre Vellas (CACHIONI, 2003).

SERVIÇO:

Faculdade Aberta da Terceira Idade da Fatep