16-06-2016-Alunos participam do Desafio Ponte de Macarrão da Fatep

17-06-2016-Alunos usam cálculos matemáticos no Desafio Ponte de Macarrão da Fatep ...

Uma ponte construída com macarrão suporta quantos quilos? A resposta está no projeto da equipe vencedora (a número 5), formada por alunos do primeiro semestre de Engenharia Civil da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), como atividade da aula de Introdução do curso. Após cálculos matemáticos, a estrutura foi montada para concorrer no desafio com outros grupos da classe.

“Nos testes de tração, a vencedora do 3° Desafio Ponte de Macarrão conseguiu se manter intacta até aguentar 39 quilos”, comenta Emerson Casagrande, professor do curso de Engenharia Civil. O objetivo era motivar os 36 alunos. “Divididos em grupos, eles construíram pontes onde o macarrão do tipo spaghetti Gallo número 8 era a base da estrutura treliçada. Para fixar o protótipo foram usados Superbonder, Durepox ou Araudite”, explica.

A apresentação no pátio da Fatep, na quarta-feira (15), contou com torcida enquanto as pontes eram tracionadas para baixo a partir de um ensaio destrutivo. Cada uma foi colocada num cavalete com espaço no meio (como se estivesse entre duas margens). Para testar a resistência, foram presas pelas laterais com um cabo de aço que segurava um balde na parte de baixo para ser completado com pó de ferro. Quando a carga chegou ao limite algumas não suportaram e se romperam, eliminando a equipe do desafio.

De acordo com o professor Casagrande, o projeto também valeu nota para finalizar o semestre da disciplina. “O desafio era suportar até 40 quilos e, independente do resultado final, foi importante o envolvimento de todos. O ensaio serviu como experiência para que possam entender a importância de calcular uma obra dentro dos padrões exigidos pela engenharia civil”, completa.

SOBRE A FATEP
Com oito anos de experiência, a Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) conquista reconhecimento e prestígio a cada ano, oferecendo cursos de qualidade, com professores especializados, sem deixar de considerar preços compatíveis ao alcance dos estudantes. A estrutura física da Fatep favorece o aprendizado, com salas climatizadas, recursos multimídias, modernos laboratórios e biblioteca. As aulas são presenciais com turmas de até 50 alunos. Como auxílio na formação multidisciplinar dos estudantes, a Fatep possui o SAE (Serviço de Apoio ao Aluno) e o curso de nivelamento (atualização didática para o acompanhamento da matriz curricular). Também oferece opções de bolsas de estudo pelos programas Escola da Família, ProUni e Fies.

fb.com/engenho.danoticia