17/02 – Profissionais de Marketing têm mercado aquecido e inúmeras possibilidades

Marketing17/02 - Profissionais de Marketing têm mercado aquecido e inúmeras possibilidades ...

“Procura-se profissional com experiência e capacidade de liderança para atuar na direção de Marketing de empresa com sede em São Paulo. O candidato se reportará à presidência e será responsável pela estratégia de produtos, canais de venda, comunicação”. Por mais competitivo que o mercado esteja, anúncios como este, que apresentam a oportunidade de trabalhar em grandes empresas e agências especializadas, não são raros. Porém, nem sempre o profissional de Marketing está preparado para assumir tais responsabilidades.

Na Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), a qualificação profissional pode ser realizada por meio do curso superior em Marketing, que tem dois anos de duração. “Os cursos tecnológicos de graduação possibilitam aos alunos formação atualizada, capacitação técnica e domínio das tecnologias atuais. Na Fatep, são ministrados por experientes profissionais. As aulas são presenciais e ocorrem em salas climatizadas, proporcionando melhores condições de aprendizado. Sem contar os certificados parciais, recebidos ao longo do curso para comprovar a capacitação profissional”, conta o diretor da Fatep, professor Marcos Antonio de Lima.

Quem também está de olho no mercado é o coordenador do curso de Marketing da Fatep, Marcelo Galesi, que comenta o mapa da profissão traçado pelo Mundo do Marketing em pesquisa realizada recentemente em conjunto com a Michael Page com mil pessoas em todo o Brasil.

De acordo com o levantamento, entre os cargos ocupados por profissionais de Marketing, 28% são analistas, 19% gerentes, 17% assistentes, 14% coordenadores, 7% estagiários, outros 7% diretores, 5% supervisores e menos de 1% presidente. A conta fecha com 2% exercendo outros cargos.

Contrariando a percepção de que o profissional de Marketing permanece por pouco tempo na mesma empresa, apenas 17% têm menos de um ano de casa. A maior parte (44%) tem entre um e cinco anos. Os veteranos, com mais de 10 anos na mesma companhia, somam 17%, enquanto 22% têm entre cinco e 10 anos de casa.

Destes, 37% pretendem ficar na mesma empresa no próximo ano acreditando que será promovido. Já os que pretendem trocar de endereço comercial somam 35%. Há ainda uma parcela (16%) que pensa em permanecer na mesma companhia com o mesmo cargo e salário. Abrir o seu próprio negócio (8%), trocar de carreira (2%) e até mesmo parar de trabalhar para se dedicar aos estudos (2%) também faz parte dos planos destes profissionais.

“Há inúmeras possibilidades para o profissional de Marketing. O mercado está aquecido e busca por um perfil versátil, que conheça em profundidade o campo em que pretende atuar. É necessário ter uma visão completa da área para propor as ações necessárias, não deixar escapar pontos importantes e mostrar os resultados que a empresa quer ver. O conhecimento das diversas áreas de negócios e a habilidade de comunicação são essenciais, assim como investir nos estudos. Deixar de se qualificar, jamais”, diz Galesi.

SERVIÇO:
Curso Superior de Tecnologia em Marketing
Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba)
Duração: 2 anos (4 semestres)
Carga horária: 1800 horas
Período: noturno, com aulas presenciais de segunda a sexta-feira
Horário: 19h15 às 22h55

* Atividades do Tecnólogo em Marketing
Elaborar planos de estratégias de marketing;
Planejar e organizar a comunicação empresarial;
Gerenciar a rede de suprimentos;
Gerenciar e liderar equipe de vendas;
Gerenciar e controlar o mix de marketing;
Planejar e gerenciar os sistemas de informação do marketing de relacionamento;
Elaborar estudos e projetos de viabilidade econômica e de abrangência social;
Planejar pesquisas de marketing e elaborar planos de gestão de vendas;
Gerenciar os planos de marketing de varejo;
Elaborar, desenvolver e controlar o planejamento estratégico e planos de marketing nas organizações;
Elaborar ações de marketing utilizando o conhecimento do
comportamento do consumidor.

* Mercado de trabalho
Gerente de marketing;
Comunicação empresarial e relacionamento;
Analista de mercado;
Produtos e serviços;
Profissionais de vendas;
Representantes comerciais;
Criação publicitária.

* Finalidades e objetivos do Curso
O Curso de Tecnologia em Marketing tem como objetivo atender à demanda por profissionais qualificados para atuarem na gestão das várias áreas da administração mercadológica. Propõe-se a formar profissionais habilitados para o gerenciamento e planejamento de marketing de produtos e serviços, do comportamento do consumidor e do marketing de relacionamento, da pesquisa de marketing, da gestão de vendas, do marketing internacional, do planejamento estratégico de marketing e demais atividades que completam a integração da gestão de marketing com as demais funções empresariais.

O curso também tem por objetivo possibilitar aos alunos o crescimento pessoal integral, mediante o desenvolvimento do senso crítico e da percepção dos valores éticos e de cidadania, que refletirão nas ações ligadas ao relacionamento humano, na gestão de pessoas, nas ações de direitos e deveres do cidadão e nas ações de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável.

* Diploma e certificações parciais
A certificação parcial é um instrumento motivador dos alunos que, mesmo sem concluírem o curso na sua totalidade, poderão apresentar-se ao mercado de trabalho com um certificado de capacitação profissional.
– Primeiro e segundo semestres concluídos com aprovação: supervisor de marketing de produtos e serviços.
– Terceiro semestre concluído com aprovação: supervisor de vendas e pesquisa de mercado.

Após todos os semestres cursados com aprovação, estágio supervisionado concluído e a monografia aprovada o aluno receberá o Diploma de Tecnólogo em Marketing.

Faculdade de Tecnologia de Piracicaba – Fatep
Rua Silva Jardim, 1763 – Cidade Alta