18/10/2013 – Fatep reúne especialistas do setor sucroalcooleiro em semana de estudos

18/10/2013 – Fatep reúne especialistas do setor sucroalcooleiro em semana de estudos

Estudos18/10/2013 - Fatep reúne especialistas do setor sucroalcooleiro em semana de estudos...

 

 

A 6ª Semana Sucroalcooleira da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) receberá, na próxima semana (dias 22, 23 e 24 de outubro), especialistas do setor para debater assuntos como variedades de cana, fermentação alcoólica, automação, produção de açúcar e cerveja artesanal. O evento é aberto ao público, com vagas limitadas, e ocorre sempre a partir das 19h15 no Anfiteatro A. As inscrições devem ser feitas no site da Fatep: www.fateppiracicaba.edu.br.

A programação do primeiro dia conta com palestras sobre os temas Variedade de cana, com Marcos Virgílio Casagrande, do CTC (Centro de Tecnologia Canavieira), às 19h15; e Fermentação alcoólica, com Silene Cristina de Lima Paulillo, da Fermentec, às 21 horas.

No dia 23, Paulo Roberto Chiarolanza Villela, também da Fermentec, comanda palestra sobre Automação, seguida da apresentação de Rogério Saturo Tanabe, da Raízen, que abordará o tema Produção de Açúcar.

A 6ª Semana Sucroalcooleira da Fatep se encerra com duas palestras de Ariel Ton, da Fatec Piracicaba “Deputado Roque Trevisan”, respectivamente sobre os temas “Histórico da cerveja e cenário atual”; “Matérias-primas e processo de produção”. Em seguida, estão programadas a entrega de certificados parciais e sorteio de brindes.

De acordo com a coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira da Fatep, professora Liz Mary Bueno de Moraes, a semana de estudos tem o objetivo de levar aos alunos apresentações de especialistas, complementando as informações transmitidas em sala de aula. “Os palestrantes trazem uma bagagem importante para atualização de conhecimentos. Definimos temas de interesse e de áreas distintas para promover uma semana realmente de debates e compartilhamento de informações”, comenta a coordenadora.

Liz Mary conta que a organização da programação de atividades ficou sob a responsabilidade dos alunos do último semestre. “Foram eles que escolheram os temas e fizeram os convites aos especialistas. Já é o início dos primeiros contatos com especialistas atuantes no mercado de trabalho”.

Para o diretor da Fatep, professor Marcos Antonio de Lima, a realização de eventos com este formato promove a interação e motivam os alunos a buscarem experiências extra-classe. “Um dos nossos pilares acadêmicos é auxiliar a transformação de nossos estudantes em profissionais completos, capazes de conquistar boas colocações no mercado de trabalho. A vinda de profissionais especializados traz ganhos, possibilita esclarecimento de dúvidas tanto para quem já atua na área quanto para quem está em busca do primeiro emprego”, completa Marcos de Lima.

Um dos diferenciais da Fatep são os certificados parciais, que serão entregues aos alunos do Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira no último dia da 6ª Semana de Estudos. Conforme explica o diretor da Fatep, os alunos recebem as certificações no decorrer do curso, de acordo com as disciplinas cursadas. Ou seja, ao findar dos semestres, a conquista dos certificados parciais possibilita, por exemplo, o ingresso em novos cargos e funções.

No dia 24, os alunos receberão os seguintes certificados parciais: 1º e 2° semestres concluídos com aprovação: Supervisor de matéria-prima; 3º e 4º semestres concluídos com aprovação: Supervisor da Produção do Açúcar; 5º semestre concluído com aprovação: Supervisor da Produção do Álcool.

PROGRAMAÇÃO – 6ª Semana Sucroalcooleira da Fatep
22 de Outubro / Terça-feira
Tema: Variedade de cana e fermentação alcoólica
A partir das 18h50 / Retirada dos materiais

19h15 – 20h30: Variedade de cana / Marcos Virgílio Casagrande CTC
20h30 – 21h00: Intervalo
21h00 – 22h00: Fermentação alcoólica / Silene Cristina de Lima Paulillo – Fermentec
22h00 – 22h15: Encerramento

23 de Outubro / Quarta-feira
Tema: Automação e controle de açúcar
19h15 – 20h30: Automação / Paulo Roberto Chiarolanza Villela – Fermentec
20h30 – 21h00: Intervalo
21h00 – 22h00: Produção de açúcar / Rogério Satoru Tanabe – Raízen
22h00 – 22h15: Encerramento

24 de Outubro / Quinta-feira
Tema: Boas práticas de fabricação de cerveja artesanal
19h15 – 20h30: Histórico de cerveja e cenário atual / Ariel Ton – Fatec Piracicaba
20h30 – 21h00: Intervalo
21h00 – 22h00: Matérias-primas e processo de produção / Ariel Ton – Fatec Piracicaba
22h00 – 22h15: Sorteio de brindes e entrega de certificados
22h15 – 22h20: Encerramento

SERVIÇO
6ª Semana Sucroalcooleira
Data: 22 a 24 de outubro, das 19h15 às 22h15
Local: Anfiteatro A
Informações: (19) 3432-9957