25/09 – Lições para ter uma carreira bem-sucedida

25/09 – Lições para ter uma carreira bem-sucedida

Dicas25/09 - Lições para ter uma carreira bem-sucedida...

 

Todo profissional sonha ter uma carreira bem-sucedida, mas grande parte se perde no meio do caminho ou desiste antes mesmo de tentar. Segundo Hamilton Teixeira, consultor e sócio da DRH Talent Search, o primeiro passo do sucesso profissional é descobrir o que você deseja para sua carreira. “O que você quer no futuro? Uma vida financeira estável, um emprego que permita a convivência com a família ou no qual possa passar a vida viajando?”, questiona o consultor.

De acordo com Teixeira, muitos profissionais se equivocam ao pensar que uma alta posição é sinônimo de carreira bem-sucedida. “Não será se esta posição estiver desalinhada aos valores e expectativas de vida do profissional. Uma carreira bem-sucedida está necessariamente associada a uma vida bem-sucedida.”

Claudia Monari, consultora da Career Center, também afirma que o profissional de sucesso deve ser capaz de gerir a própria carreira. Deve ainda investir no desenvolvimento e, quando necessário, mudar a rota. “Não existe certo ou errado, mas o que é importante e valioso para cada pessoa.”

Os consultores falam sobre cinco pontos essenciais para quem quer alcançar o sucesso profissional. Confira.

1. Tenha foco
Segundo Hamilton Teixeira, o profissional deve primeiramente olhar o mercado e depois seguir os passos necessários para atingir seus objetivos. “Prepare-se para os tipos de competências que serão exigidas de você.”

2. Atualize-se
“O investimento em desenvolvimento deve ser contínuo”, avisa a consultora Claudia Monari. Para ela, além da formação teórica, é importante trocar experiências com outros profissionais da área. Teixeira diz que cursos de especialização ou mestrado são fundamentais, mas recomenda vivência na área antes de partir para a pós. “Para saber claramente quais são suas necessidades o profissional precisa experimentar, vivenciar.”

3. Desenvolva-se
Para uma carreira bem-sucedida é preciso desenvolver o pacote de competências comportamentais valorizadas pelas empresas. “O coaching é um processo enriquecedor. Por meio de questionamentos estimula o profissional a descobrir o seu caminho”, explica Hamilton Teixeira. O consultor ressalta que o conhecimento adquirido na leitura de livros, revistas especializadas e publicações online também ajudam o indivíduo a repensar e melhorar comportamentos.

4. Tenha contato com diferentes culturas
O profissional globalizado e bem-sucedido busca novas experiências e contato com outros povos e culturas. “Profissionais que estão no início ou no meio da carreira podem levar vantagem com experiências no exterior, aprendendo um idioma ou fazendo algum curso numa instituição diferenciada”, sinaliza Claudia Monari.

5. Faça networking
Uma rede de relacionamento profissional bem gerida é a melhor maneira de ser visto e lembrado. Segundo os consultores, é também uma alternativa eficaz e produtiva de fazer novos negócios, parcerias e trocar experiências que beneficiem a carreira. “Ao contrário do que muitos pensam networking não serve apenas para trocar de emprego, mas é essencial para manter-se vivo no mercado, obter informações atualizadas, abrir novos mercados e até ter novas ideias”, diz Claudia.

(Fonte: http://carreiras.empregos.com.br)