26-11-2015-Alunos de Engenharia Civil da Fatep enfrentam o Desafio Ponte de MacarrãoOs alunos do primeiro semestre de Engenharia Civil da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) vivenciam na prática um...

De acordo com o professor Emerson Casagrande, o objetivo era criar um desafio para motivá-los. Com isso, cerca de 36 alunos, divididos em seis grupos, construíram pontes onde o macarrão do tipo spaghetti Gallo número 8 era a base da estrutura treliçada. Para fixar o protótipo foram usados Superbonder, Durepox ou Araudite.

Com a orientação do professor Casagrande, os alunos desenvolveram uma geometria adequada, executando cálculos de esforços nas barras da treliça. A ideia era saber quantos quilos a ponte suportaria ao ser tracionada para baixo a partir de um ensaio destrutivo. Mas como o desafio também era conquistar nota para finalizar o semestre da disciplina, as apresentações tiveram até torcida, contra e a favor.

Cada ponte foi colocada em cima de um cavalete com espaço no meio (como se estivesse entre duas margens). Para testar a resistência, os alunos a prenderam pelas laterais com um cabo de aço, que segurava um balde na parte de baixo para ser completado com pó de ferro. Quando a carga chegou ao limite algumas pontes não suportaram e se romperam.

Das pontes que resistiram o peso, o grupo vencedor comemorou: conseguiu manter a estrutura sem avarias, apesar do peso ter ultrapassado os 56 quilos. “O desafio era suportar 40 quilos”, explica Casagrande. “Todos estão de parabéns pelo empenho na construção das pontes. O ensaio serviu como experiência para que possam entender a importância de calcular uma obra dentro dos padrões exigidos pela engenharia civil”, completa.

SOBRE A FATEP
Com 23 anos de experiência, a Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) conquista reconhecimento e prestígio a cada ano, oferecendo cursos de qualidade, com professores especializados, sem deixar de considerar preços compatíveis ao alcance dos estudantes. A estrutura física da Fatep favorece o aprendizado, com salas climatizadas, recursos multimídias, modernos laboratórios e biblioteca. As aulas são presenciais com turmas de até 50 alunos. Como auxílio na formação multidisciplinar dos estudantes, a Fatep possui o SAE (Serviço de Apoio ao Aluno) e o curso de nivelamento (atualização didática para o acompanhamento da matriz curricular). Também oferece opções de bolsas de estudo pelos programas Escola da Família, ProUni e Fies.