26/10/2015 – Alunos de Produção Industrial participam de visita técnica na Delphi...

Alunos do curso superior de Produção Industrial (5º semestre) da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) conheceram, no dia 26 de outubro, as instalações da Delphi. A visita técnica foi monitorada pelo professor Giovani Leandro Benato, da disciplina Novas Técnicas de Gestão da Produção, e também responsável pela Manufatura, Engenharia de Qualidade e Engenharia de Manufatura da fábrica.

O grupo conheceu toda a fábrica (linhas de montagem), inclusive o injetor aquecido, tecnologia que substitui o conhecido “tanquinho” de gasolina dos carros flex. Esta tecnologia equipa os mais modernos veículos como Corola, City, Fit e o novo lançamento do H20 2016.

De acordo com Benato, o objetivo da visita foi mostrar conceitos discutidos e aprendidos em sala sendo aplicados no chão de fábrica, as vantagens, resultados e dificuldades na implantação. “Entre os conceitos podemos exemplificar a aplicação de indicadores de produção, ferramentas do Just in time, sistemas de troca rápida e ferramentas do sistema Toyota de Produção”, falou o professor.

SOBRE A FATEP – Um dos diferenciais da Fatep é a preparação para o mercado de trabalho regional, por meio de conteúdos práticos, técnicos e permanentemente atualizados. Seus cursos superiores possibilitam uma completa formação e capacitação técnica dos alunos, que usufruem de uma estrutura física adequada, profissionais experientes e aulas presenciais com turmas de até 50 alunos por sala. Para auxiliar na formação multidisciplinar dos estudantes, a Fatep oferece serviços gratuitos como o SAE (Serviço de Apoio ao Aluno), composto por orientação profissional e curso de nivelamento (atualização didática para o acompanhamento da matriz curricular). Também conta opções de bolsas de estudo pelos programas Escola da Família, ProUni e Fies.