29/10/2013 – Depoimento de Maurício José Leme da Cruz

Produção Sucroalcooleira29/10/2013 - Depoimento de Maurício José Leme da Cruz...

Nome completo: Maurício José Leme da Cruz
Idade: 34 anos
Estado civil: Casado
Curso Superior de Tecnologia em Produção Sucroalcooleira.
Semestre: 6º Semestre

* Como ficou sabendo da Fatep?
Resp.: Por meio de um amigo, que cursou Produção Industrial, e pela Internet.

* Quais os motivos para escolha do curso em que está matriculado (a)? Já estava na área ou realizou uma pesquisa de mercado? Foi por afinidade ou interesse no setor?
Resp.: Ingressei em uma faculdade tradicional de Piracicaba, onde cursei apenas um semestre licenciatura em Química. Por falta de aprovação pelo MEC (devido a problemas de infraestrutura física), o curso ainda não oferecia condições para alunos ingressarem de modo acessível e acabei desistindo. Sem deixar me abater por tribulações que assombravam uma etapa da minha vida, continuei com meu projeto de ingressar ao CRQ – Conselho Regional de Química. Pesquisei na internet e, em contato de um amigo que estudou na Fatep, me interessei pelo curso, além de nossa região ser um polo de grande exploração industrial no setor sucroalcooleiro. Fui abençoado em começar e, mesmo com lutas, que alguns de meus amados professores conhecem e me deram muita força (Prof. Liz, Prof Selma, Prof. Ivan e Prof. Kátia, entre outros que ficarão para sempre gravados como anjos de Deus para realização de um projeto que estava aos pés do Senhor), iniciei e pude concluir meu sonho.

* O que mudou em sua carreira do ingresso na Fatep até o momento atual? Houve promoção profissional ou a abertura de novas oportunidades de trabalho? Foram mudanças positivas?
Resp.: Tudo mudou. Acabei de completar 34 anos, tenho uma grande bagagem no setor alimentício, mas aprendi a gerir minhas atividades, lidar com equipes e a posicionar minhas ideias. Trabalhei quase 12 anos em uma grande multinacional, mas, apesar de toda minha dedicação, projetos aplicados, treinamentos e participações em certificação de grande valor significativo e agregados à empresa, pedi demissão na ultima etapa da faculdade para me dedicar ao estágio e grandes coisas aconteceram. Passei de estagiário a service desk e, hoje, atuo como Analista de Qualidade Jr. em uma empresa na área de minha formação e me proporcionando aprendizado diário com profissionais altamente capacitados e viagens de consultoria a clientes que muito somam a minha experiência profissional.

* O que está achando do curso? Se possível, cite alguns aspectos positivos e negativos.
Resp.: O curso é maravilhoso, principalmente após a Profª.Drª. Liz Mary Bueno Moraes assumir a coordenação, buscando aperfeiçoar ainda mais todo o escopo em sua grade curricular, fato comprovado com a boa nota alcançada na visita do MEC a nossa Fatep, digo orgulhoso. Citar aspectos positivos não é possível, pois a alegria e a felicidade que sinto por ter me formado na Fatep é muito além de um aspecto positivo. Como aspecto negativo, cito a visão de muitos headhunters e profissionais de recrutamento e seleção, que infelizmente leem apenas o texto e não o contexto, ficando presos a um mundo onde um tecnólogo sucroalcooleiro pode trabalhar só dentro de uma usina de produção de açúcar e etanol, sendo que o profissional tem uma base sólida em tecnologia química industrial, com conhecimentos de engenharia de produção, economia e noções das bases agrícolas, que o capacita a atuar na exploração econômica da cana-de-açúcar, visando sua aplicação no processo de fabricação de álcool, açúcar, energia e demais derivados. Esse profissional pode atuar, também, no planejamento, gerenciamento, implantação e avaliação de operações comerciais, processos industriais, análises químicas, controle de qualidade e montagem de projetos agroindustriais.

* Você indicaria a Fatep a algum amigo ou familiar? Por quê?
Resp.: Sim, indicaria, pelo fato de ser uma faculdade que realmente valoriza o aluno, sem frustrar seus projetos e sonhos, dispondo de profissionais excelentes que apoiam e ajudam os alunos em todas as situações. Realmente aprovada e reconhecida pelo MEC, uma Faculdade comprometida com um verdadeiro ensino de sucesso.

* Considerações sobre o curso e/ou a Fatep como instituição de ensino.
Resp.: Ensino forte e abrangente, ilimitado a afirmações filosóficas. Uma faculdade que busca a excelência a todo momento, que capacita e mostra ao aluno que existem lugares além do horizonte e que realmente se faz verdadeira a palavra da bíblia que diz “Porque a sua ira dura só um momento; no seu favor está a vida. O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã.” (Salmo 30,5). Pois dificuldades existem, mas é lutando que podemos vencer, buscando conhecimento, diante de um aprendizado vertical, íntegro, verdadeiro e comprometido com o próximo, poderemos enxugar as lágrimas, esquecer as dores de feridas que vão cicatrizar com a realização de projetos e sonhos que nos alegrará, permitindo enxergar a felicidade que esta em um horizonte muitas vezes tão próximo. Fatep é, para mim, o meu filme: “A procura da Felicidade, e eu encontrei a minha na Fatep”.