31-03-2016-Devo fazer uma faculdade após os 30 anos?

Devo fazer uma faculdade após os 30 anos?...

Se você já passou dos 30 anos e está pensando em voltar a estudar, saiba que um diploma de nível superior certamente aumenta as chances de turbinar a carreira, conseguir um cargo melhor, assumir mais responsabilidades e aumentar a remuneração no fim do mês. No Brasil, fazer uma faculdade pode significar um aumento de até 156% no salário, segundo relatório da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

E você não está sozinho: um em cada três universitários brasileiros tem 30 anos ou mais, de acordo com o último Censo da Educação Superior (divulgado em 2013). Mas por que tanta gente está voltando a estudar? Vale a pena fazer uma faculdade depois dos 30 anos?

Motivos para fazer uma faculdade após os 30 anos:

1. Turbinar a carreira: quem já está no mercado de trabalho e ocupa posições de nível técnico, encontra na faculdade uma qualificação que pode elevar seu nível profissional e, consequentemente, o salário.
  2. Mudar de profissão: fazer uma faculdade pode ser o primeiro passo para quem deseja partir para outra carreira, seja em uma área semelhante ou completamente diferente da atual.
  3. Fazer a faculdade dos sonhos: seja por pressão ou necessidade, algumas pessoas deixam de lado sua verdadeira vocação ao escolher a primeira faculdade ou entrar no mercado de trabalho. Nunca é tarde para retomar os estudos e dedicar-se a uma área com a qual tem mais afinidade.
  4. Voltar para o mercado de trabalho: fazer uma faculdade abre portas, amplia a rede de contatos, oxigena as ideias, atualiza os conhecimentos, qualifica o profissional e tem impacto positivo perante os recrutadores: demonstra força de vontade, determinação e investimento por parte do candidato.
  5. Se estudar para o Vestibular está fora dos seus planos, ainda assim é possível entrar na faculdade. Uma opção é fazer a prova do Enem e tentar uma bolsa do ProUni ou uma vaga na universidade pública pelo Sisu.
  6. Outra opção interessante, para quem já trabalha, é verificar se a empresa tem políticas de incentivo à qualificação. Algumas pagam uma parte da faculdade para seus funcionários, desde que o curso seja compatível com sua área de atuação. [Fonte: www.guiadacarreira.com.br]