A necessidade da pós-graduação para o administrador

A necessidade da pós-graduação para o administrador

As empresas têm se tornado cada vez mais exigentes porque o mercado está em transformação constante

A formação em Administração, no nível de graduação, é bastante ampla e, de fato, aponta uma infinidade de caminhos para o estudante. O curso, conhecido por ser bastante generalista, aborda as mais variadas áreas e competências que um administrador precisará dominar quando se formar e começar a trabalhar. Mas aí surge o primeiro problema: por melhor que seja a faculdade, ela nunca colocará no mercado um profissional inteiramente pronto para encarar os desafios da vida real. Na prática, a teoria é um pouco diferente.

As empresas têm se tornado cada vez mais exigentes, porque o mercado está em transformação constante e muito mais exigente. Já há algum tempo, ter um diploma não é mais um diferencial, e sim um pré-requisito. Quem quiser se destacar precisa ir mais longe e buscar se aperfeiçoar, adquirir maiores conhecimentos práticos e compreender melhor a realidade do mercado.

Nem sempre, no entanto, é possível ao recém-formado conseguir desenvolver estas habilidades através de experiências reais no mercado. Muitos profissionais em início de carreira esbarram num paradoxo comum: as empresas querem profissionais jovens e com experiência. Mas como os jovens vão conseguir experiência se as empresas não os contratam?

O segredo é tentar fugir desse labirinto por outros meios. E é aí que entra em jogo a pós-graduação. Abaixo, elencamos alguns motivos pelos quais a pós é, sem sombra de dúvidas, um caminho importante e necessário para todo profissional que deixa a faculdade.

Conhecimentos técnicos

Muitas habilidades que os profissionais de Administração precisarão dominar para o exercício da profissão não são ensinadas na faculdade. Em alguns casos, nem mesmo nas empresas eles são devidamente capacitados para tanto. Por isso, buscar uma especialização na área em que pretende atuar pode ser uma boa alternativa.

Experiência prática

Uma boa especialização alia à capacitação técnica o envolvimento do profissional com atividades que o aproximam muito da realidade do mercado. Esse diferencial é fundamental para a hora de disputar uma colocação real.

Networking

A pós-graduação, além do que apresentamos nos pontos acima, é também um espaço muito valioso para o networking. Isso porque você vai dividir espaço com profissionais de diferentes áreas, com os mais variados interesses e de níveis distintos. Lá, você pode construir relações importantes, conseguir colocações e estreitar laços com possíveis parceiros de negócios.

Compartilhado do site www.administradores.com.br/

Fatep

Conheça nossos cursos de pós-graduação. Acesse http://www.fateppiracicaba.edu.br/pos-graduacao/