Ponte de macarrão desafia alunos de Engenharia Civil da Fatep

A ponte da equipe vencedora suportou 50 quilos

05-12-2016-Para quem não acredita na possiblidade de uma ponte construída com macarrão suportar peso, os alunos do curso de Engenharia Civil da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) provam o contrário. Como atividade da aula de Introdução, cinco grupos de estudantes se basearam em cálculos matemáticos para cumprirem um grande desafio.

As apresentações no pátio da Fatep, na segunda-feira (28), contou com torcida enquanto as pontes eram tracionadas para baixo a partir de um ensaio destrutivo. Cada uma foi colocada num cavalete com espaço no meio (como se estivesse entre duas margens). Para testar a resistência, foram presas pelas laterais com um cabo de aço que segurava um balde na parte de baixo para ser completado com pó de ferro. Quando a carga chegou ao limite algumas não suportaram e se romperam, eliminando a equipe do desafio.

“O 4º Desafio Ponte de Macarrão foi vencido ao suportar a tração até 50 quilos”, comenta Emerson Casagrande, professor do curso de Engenharia Civil. “Divididos em grupos, eles construíram pontes onde o macarrão do tipo spaghetti Gallo número 8 era a base da estrutura treliçada. Para fixar o protótipo foram usados Superbonder, Durepox ou Araudite”, explica.

De acordo com o professor Casagrande, o projeto também valeu nota para finalizar o semestre da disciplina. “O desafio era suportar até 40 quilos com base em cálculos matemáticos. A experiência reforçou as informações da sala de aula sobre a importância de projetar obras dentro dos padrões exigidos pela engenharia civil”, completa.

SOBRE A FATEP
Com nove anos de experiência, a Fatep conquista reconhecimento e prestígio a cada ano, oferecendo cursos de qualidade, com professores especializados, sem deixar de considerar preços compatíveis ao alcance dos estudantes. A estrutura física da Fatep favorece o aprendizado com salas organizadas, recursos multimídias, modernos laboratórios e biblioteca. As aulas são presenciais no novo campus. Como auxílio na formação multidisciplinar dos estudantes, a Fatep possui o SAE (Serviço de Apoio ao Aluno) e o curso de nivelamento (atualização didática para o acompanhamento da matriz curricular). Também oferece opções de bolsas de estudo pelos programas Escola da Família, ProUni e Fies.

fb.com/engenho.danoticia