Ponte de macarrão desafia alunos do curso de Engenharia Civil da Fatep

O Desafio Ponte de Macarrão faz parte da disciplina Introdução à Engenharia Civil

Vinte alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) concluíram, ontem, o 6º Desafio Ponte de Macarrão. A atividade reuniu cinco equipes que mostraram habilidade no desenvolvimento de um projeto nos padrões exigidos numa obra de engenharia.
Realizadas na instituição, na noite de ontem (6), as apresentações contaram com torcida enquanto as pontes eram tracionadas para baixo a partir de um ensaio destrutivo. Cada uma foi colocada num cavalete com espaço no meio (como se estivesse entre duas margens). Para testar a resistência, foram presas pelas laterais com um cabo de aço que segurava um balde na parte de baixo para ser completado com pó de ferro. Quando a carga chegou ao limite algumas não suportaram e se romperam.
De acordo com o professor Emerson Casagrande, coordenador do curso de Engenharia Civil, o Desafio faz parte da disciplina Introdução à Engenharia Civil. “Os equipamentos foram construídos com macarrão do tipo spaghetti Gallo número 8 numa base de estrutura treliçada. Para fixar o protótipo foram usados Superbonder, Durepox ou Araudite”, explicou.
Casagrande também comentou que “desde outubro os alunos estão desenvolvendo essa atividade. Primeiro recebendo noções teóricas e, como fechamento, colocando em prática o exercício de construir as pontes feitas de macarrão para mensurar a capacidade de resistência”.
SOBRE A FATEP – Inovadora ao se lançar no segmento de ensino superior como a primeira faculdade de tecnologia de Piracicaba, em 2007, a Fatep celebra seu amadurecimento, comemorando 10 anos de fundação. Seu perfil de destaca por oferecer cursos de qualidade, com professores especializados, sem deixar de considerar preços compatíveis ao alcance dos estudantes. A estrutura física da Fatep favorece o aprendizado com salas organizadas, recursos multimídias, modernos laboratórios e ambientes de convívio descontraídos.

fb.com/engenho.danoticia