Ponte de macarrão desafia alunos do curso de Engenharia Civil da Fatep

o projeto também valeu nota para finalizar o semestre da disciplina.

O 5º Desafio Ponte de Macarrão movimentou os alunos do curso de Engenharia Civil da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba). Realizada na instituição, na noite de ontem (21), a atividade teve como objetivo mostrar a habilidade dos estudantes em desenvolver um projeto dentro dos padrões exigidos em uma obra de engenharia.

As apresentações no pátio da Fatep contaram com torcida enquanto as pontes eram tracionadas para baixo a partir de um ensaio destrutivo. Cada uma foi colocada num cavalete com espaço no meio (como se estivesse entre duas margens). Para testar a resistência, foram presas pelas laterais com um cabo de aço que segurava um balde na parte de baixo para ser completado com pó de ferro. Quando a carga chegou ao limite algumas não suportaram e se romperam, eliminando a equipe do desafio.

“O 5º Desafio Ponte de Macarrão foi vencido pela ponte que conseguiu suportar a tração até 80 quilos”, comenta Emerson Casagrande, professor do curso de Engenharia Civil. Os equipamentos foram construídos com macarrão do tipo spaghetti Gallo número 8 numa base de estrutura treliçada. Para fixar o protótipo foram usados Superbonder, Durepox ou Araudite.

De acordo com o professor Casagrande, o projeto também valeu nota para finalizar o semestre da disciplina. “A experiência reforçou as informações da sala de aula sobre a importância de projetar obras dentro dos padrões exigidos pela engenharia civil, com cálculos matemáticos corretos”, explica.

SOBRE A FATEP – Inovadora ao se lançar no segmento de ensino superior como a primeira faculdade de tecnologia de Piracicaba, em 2007, a Fatep celebra seu amadurecimento, comemorando 10 anos de fundação. Seu perfil de destaca por oferecer cursos de qualidade, com professores especializados, sem deixar de considerar preços compatíveis ao alcance dos estudantes. A estrutura física da Fatep favorece o aprendizado com salas organizadas, recursos multimídias, modernos laboratórios e ambientes de convívio descontraídos.

fb.com/engenho.danoticia