Desenvolvedor de aplicativos SDK Iphone, Ipade Android Build Apps: Front-End

Carga horária: 64h

Período de realização: Dias 14, 15, 17, 21, 22, 24, 26, 29, 30 de junho e 2 e 6 de julho.

Horário: 19h as 22h30

Investimento: 4 parcelas de R$ 190,00 (Associados de ATEPI 20% de desconto)

Inscrições: Aqui >>

Objetivos do Curso

Capacitar os alunos para desenvolver Apps IOS e Android (Aplicativos Mobile).

Conteúdo Programático | 1º Parte Iphone 32 horas

  1. Introdução à linguagem Swift

    Conceito

    Características

    Constantes e variáveis

    Notação de Tipo

    Nomeando constantes e variáveis

    Tipos principais de constantes e variáveis

    Apresentando valores no log do Xcode

    Condicionais

    Loops

    Arrays e Dictionaries

    Ponto e virgula opcional

    Swift Playground

    Iniciando o Swift Playground

    Swift: Constants

    Swift: Arrays

    Swift: Enum

    Swift: Optionals

    Swift: Closures

    Swift: Dictionary

    Exercicios

    Swift: Tuples

    Swift: Functions

    Swift: Singleton Class

    Declarando uma classe Singleton

    O XCODE IDE

    Onde posso baixar o Xcode?

    Desmistificando a interface Xcode

    A área do navegador (Navigator Area)

    Navegador de Projetos (Project Navigator)

    Navegador de pesquisa (Search Navigator)

    Navegador de problemas (Issue Navigator)

    A área do editor (editor area)

    Navegação na área do editor (editor area)

    Três tipos de visualizações do editor

    Visão do Construtor de Interface (Interface Builder View)

    Encontrar e substituir dentro do arquivo

    Saltar para definições (definitions)

    Break point gutter (ponto de interrupção)

    A área de serviço

    A área de depuração (debug Area)

    A Barra de Ferramentas (ToolBAr)

    O organizador do Xcode

    Dispositivos (devices)

    Crashes

    Repositórios

    Projetos (Projects)

    Arquivos (Archives)

    Documentação (Documentation)

    O simulador do iOS (iOS Simulator)

    Primeira aplicação iPhone

    Estrutura do projeto

    AppDelegate.swift

    ViewController.swift

    Main.storyboard

    Assets.xcassets

    LauchScreen.storyboard

    Info.plist

    Hello World: primeiro aplicativo no iOS/Swift

    Primeiro App

    Craindo o projeto

    Familiarize-se com o espaço de trabalho do Xcode

    Execute seu aplicativo pela primeira vez

    Passo a passo de Interface Builder

    Criando a interface do usuário

    Codificando o botão Hello World

    Conectando a interface do usuário com o código

    Teste seu aplicativo

    Mudando a cor dos botões

    ViewController lifecycle

    O que é viewDidLoad?

    O que é viewDidAppear?

    O que é viewDidLayoutSubviews?

    Auto Layout

    Criando Constraints  o fundamento

    Center Views

    Criando um projeto de exemplo

    Configurar o conteúdo da tabela usando o Storyboard

    Criando um Segue Storyboard

    Criar a section e o row content programaticamente

    Mostrar dados de um array Swift

    Configurar células usando estilos de célula

    Delegates no Swift

    Implementando passo a passo

    Generic Protocols com Associated Type

    Normal Protocol

    Design Protocol

    Design Class and Conform

    Protocol Associated Types

    Definindo Associated Type Implicitly

    Definindo Associated Type Explicitly

    Protocol Extension e Type Constraints

    Apresentando Where Clause

    Para um simples Teste

    Multiplas Where Conditions com Self

    Override Associated Type

    Associated Type Pre-Defined Protocol

    Adopt Type Pre-defined Protocol

    Override Associated Type

    UIScrollView

    Exercício

    Scrolling e zoom de uma imagem grande

    Scrolling verticalmente

    Scroll View e Auto Layout

    Gerenciando o Teclado

    Dispensando o teclado

    Paginação com UIPageViewController

    Exibindo um Page Control Indicator

    Colocando tudo junto

    Core Data

    O que Core Data

    Onde se encaixa

    Gerenciando um gráfico de objeto

    Quando usar Core Data

    SQLite e Core Data  diferenças

    Core Data

    Limitações de Core Data

    Explorando o Core Data Stack

    Managed Object Model

    Managed Object Context

    Persistent Store Coordinator

    Persistent Store

    – an in-memory store

    Como funciona o Core Data Stack

    Persistencia de Dados  SQLite

    Trabalhando com banco de dados SQLite e a biblioteca FMDB

    Visão geral do aplicativo de demonstração

    Integrando o FMDB em seu projeto Swift

    Criando o banco de dados

    Inserindo Registros

    Carregando dados

    Atualizando

    Excluir registros

    MapKit iOS

    Exercicio

    Core Image  Swift

    Exercicio

    Notificações locais com a estrutura de notificações do usuário

    Configuração do projeto

    Criando a interface do usuário

    Inspecionando as configurações de notificação do aplicativo

    Solicitando Autorização

    Agendando uma notificação

    Implementando o Delegate Protocol

    Manipulando a Notificação

    Referencias Bibliograficas

Conteúdo Programático | 2º Parte Android Build Apps: Front-End - 32 horas

Arquitetura da plataforma

    Kernel do Linux

    Camada de abstração de hardware (HAL)

    Android Runtime

    Bibliotecas C/C++ nativas

    Estrutura da Java API

Aplicativos do sistema

Padrões de Desenvolvimento na plataforma Android

    Separação de conceitos

    Arquitetura multicamadas

    Model-View-Controller (MVC)

    Model-View-Presenter (MVP)

    Definição das camadas

Versões Android – Timeline

    ANDROID CUPCAKE (1.5)

    ANDROID DONUT (1.6)

    ANDROID ECLAIR (2.0  2.01)

    ANDROID FROYO (2.2)

    ANDROID GINGERBREAD (2.3)

    ANDROID HONEYCOMB (3.0  3.1  3.2)

    ANDROID ICE CREAM SANDWICH (4.0)

    ANDROID JELLY BEAN (4.1  4.2  4.3)

    ANDROID KIT KAT (4.4)

    ANDROID Lollipop (5.0)

    ANDROID MARSHMALLOW (6.0)

    ANDROID NOUGAT (7.0)

    ANDROID OREO (8.0)

Fundamentos de aplicativos

    Componentes de aplicativo

    Activity

    Services

    Content Provider

    Broadcast Receiver

    Ativação de componentes

    O arquivo Manifest.xml

    Declaração de componentes

    Declaração de recursos de componentes

    Recursos do aplicativo

A IDE Android Studio

    Estrutura de arquivos

    A interface do usuário

    Janelas de ferramentas

    Preenchimento automático de código

    Encontrar exemplos de código

    Navegação

Compatibilidade com várias telas

    Visão geral do suporte a telas

    Termos e conceitos

    Conjunto de telas com suporte

    Independência de densidade

    Como oferecer suporte a várias telas

    Fornecer diferentes drawables bitmap para diferentes densidades de tela

    Uso de qualificadores de configuração

    Design de layouts e drawables alternativos

    Uso de novos qualificadores de tela

    Exemplos de configuração

    Declaração de suporte ao tamanho de tela

    Práticas recomendadas

    Wrap_content, match_parent ou a unidade de dp para as dimensões do layout

    Considerações adicionais sobre densidade

    Dimensionamento de objetos bitmap criados no tempo de execução

    Conversão de unidades de dp em unidades de pixel

    Como testar seu aplicativo em várias telas

Layouts

    Programação do XML

    Carregamento do recurso XML

    Atributos

    ID

    Parâmetros do layout

    Posição do layout

    Tamanho, preenchimento e margens

    Layouts comuns

Criação de layouts com um adaptador (adapter)

    Preenchimento da exibição de adaptador (adapter) com dados

    Processamento de eventos de clique

Atributos de Layout em Android

Identificação de um componente dentro de uma View

Criar um projeto

    Comece um novo projeto

    Etapa 1: iniciar e configurar o projeto

    Etapa 2: selecionar tipos de dispositivo e nível de API

    Etapa 3: adicionar uma activity

    Etapa 4: configurar a activity

    Etapa 5: desenvolver o aplicativo

Importar um projeto

Controles de entrada

    Controles comuns

LinearLayout

    Ponderação do layout

    Atributos Linear Layout

Relative Layout

    Posicionando Views

Visualização em lista (ListView)

    ListVew Layout

GridView Layout

RecyclerView

    Animações

    Adicionar dependências

    Implementando Adapter Class

    Adicionando RecyclerView Item Click Listener

Material Design Introdução

    Principios

    O material é a metáfora

    Corajoso, gráfico, intencional

    Movimento fornece significado

    Adicionando a ToolBar (ActionBar)

    Adicionando NavigationDrawer

    Implementando a seleção do item da NavigationDrawer

TabView Layout

CardView

Android Snackbar usando Biblioteca de Suporte de Design

Android CoordinatorLayout

Android Floating Action Button 

Acessando a câmera do Android Device

BlueTooth Android

Captura de Audio Android

Converter texto em voz(Text to Speech)

Envair SMS via aplicativo Android

Email App Android

    Intent Object – Ação para enviar e-mail

    Intent Object – Data / Type para enviar e-mail

    Intent Object – Extra para enviar e-mail

Android Services

Aplicando BroadCastReceiver Android Criando BroadCast Receivers

    Registrando BroadcastReceiver

    Broadcasting Custom Intents

SQLite Utilizando Content Provider Banco de dados – Package

    Banco de Dados – Criação

    Banco de dados – Fetching

    Base de Dados  Helper Class

    Content Provider

    Content URIs

    Criar Content Provider

    Content Provider

Face Detection Android

Android Face Detection API – Mobile Vision

    Android Face Detection Library  Features

    Exercicio – Android Face Detection API

Scan BarCode em Android usando barcodescanner:zxing Library

Android JsonParser

    JSON – Elementos JSON – Parsing

Investimento

4 parcelas de R$ 190,00 

*Associados de ATEPI 20% de desconto 

Inscreva-se