ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DA JORNADA EM TURNOS NO ASPECTO ERGONÔNICO DOS TRABALHADORES

Felipe Eduardo de Araujo, Alexei Barban do Patrocínio

Resumo


O presente trabalho teve por finalidade fazer uma avaliação ergonômica a respeito da qualidade e do rendimento do trabalhador que exerce sua jornada em turnos de 8 horas diárias e alternância de períodos a cada 6 dias. Este estudo foi proposto por a literatura não apresentar uma grande quantidade de trabalhos nesta área, ou seja, é muito superficial o nível de aprofundamento neste segmento de atividade, sendo realizado através de uma amostragem de trabalhadores voluntários, aos quais desempenharam suas atividades em turnos no período da manhã, tarde e noite, onde eles se alternavam. Também foi analisado o efeito desta mudança para a vida do trabalhador fora do âmbito produtivo também de forma a obter resultados pudessem ilustrar e comprovar os efeitos que o trabalho em turnos distintos causa aos trabalhadores. A metodologia utilizada foi aplicar um questionário aos trabalhadores, resultando uma alto avaliação a respeito dos danos à saúde, segurança do trabalho e social causado pelo trabalho de turno distinto. O número de voluntários obtidos gerou uma amostragem de 9 pessoas, nos quais os resultados obtidos foram convertidos em porcentagem para representar relativamente as condições e os efeitos causados pela alternância de turnos. O resultado obtido foi surpreendente, onde foi possível verificar que existem situações extremas onde a alternância de turnos é muito prejudicial e afeta muito a vida do trabalhador, de forma que foi se questionado, e sugerido para futuros estudos nesta área, se apenas o adicional noturno representa e é um compensador satisfatório para atender a todos os malefícios constatados no presente estudo, sugerindo a necessidade de rever e propor novas formas de melhora da qualidade de vida dos trabalhadores.

Palavras-chave


Jornada de trabalho, Saúde do trabalhador, Ergonomia

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Creative Commons License
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 3.0 License.