05/09/2014 – Curso de Medicina em Piracicaba

05/09/2014 – Curso de Medicina em Piracicaba

Novidade   ...

05/09/2014 – Curso de Medicina em Piracicaba

Piracicaba está entre os 39 municípios selecionados pelo MEC (Ministério da Educação) para receber um Curso de Medicina. A Fatep é uma das interessadas em sediar o curso, ao lado de duas outras instituições de ensino da cidade.

De acordo com o diretor da Fatep, professor Marcos Antonio de Lima, a divulgação do MEC é uma notícia para se comemorar. “Continuamos com as melhores expectativas para a instalação de um Curso de Medicina em Piracicaba. Desde o início dos trâmites, estamos acompanhando os andamentos. A divulgação de que Piracicaba está apta chega em boa hora e reforça o potencial da cidade. Da nossa parte, assim que houver a divulgação da Chamada Pública preencheremos os documentos e propostas solicitadas. Estamos na torcida para que o curso realmente seja instalado e  nos empenharemos para participar deste processo de instalação”.
 
Foram escolhidas cidades com 70 mil habitantes ou mais que não dispunham de curso superior para a formação de médicos. Ainda este mês, o MEC deve realizar chamada pública de apresentação de propostas pelas instituições privadas de educação superior para iniciar a implantação dos cursos nos municípios. Os resultados finais devem ser divulgados em dezembro.
 
O MEC estima a criação de no mínimo 2.000 vagas. Na região, Araras, Limeira e Rio Claro também foram selecionadas.  O anúncio foi feito pelo ministro da Educação Henrique Paim em entrevista coletiva e contou com a presença do prefeito Gabriel Ferrato (PSDB) e do secretário municipal de Saúde Pedro de Mello.
 
Os municípios selecionados estão localizados em 11 estados: Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Rondônia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
 
Outros sete municípios também selecionados (Crato-CE, Bacabal-MA, Ananindeua-PA, Itaboraí-RJ, Assis-SP, Indaiatura-SP e Pindamonhangaba- SP) têm prazo de seis meses para implementar as adequações recomendadas na rede pública de saúde e só então poderão se habilitar para sediar os cursos.
 
O processo de seleção e avaliação, realizado por uma comissão de especialistas do MEC sob a coordenação da Seres (Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior), começou em outubro de 2013.
 
No total, 205 municípios manifestaram interesse em sediar os cursos e 154 encaminharam a documentação solicitada.