10/01/2014 – Pós-graduação aumenta chance de ter aumento de salário, diz estudo

10/01/2014 – Pós-graduação aumenta chance de ter aumento de salário, diz estudo

Mercado10/01/2014 - Pós-graduação aumenta chance de ter aumento de salário, diz estudo...

 

Apostar em uma pós-graduação amplia, sim, as chances de aumento de salário ou uma promoção. Pesquisa da consultoria Robert Half com executivos brasileiros de alta e média gerência mostrou que 66% dos profissionais com um MBA ou com pós-graduação tiveram alta salarial após a realização do curso.

Dentre os profissionais que tiveram alta salarial após a conclusão do MBA ou de especializações, pelo menos 22% receberam mais que o dobro do salário que ganhavam antes do curso.

Mais de 30% tiveram aumento de remuneração entre 20% e 50%.

O consultor e professor de gestão de projetos da Fundação Vanzolini José Renato Sátiro afirma que a pós-graduação tem hoje no Brasil a reputação que os cursos de graduação tinham há 15 anos.

O levantamento ouviu 50 executivos de média e alta gerência do Brasil das áreas de TI, marketing e vendas, engenharia, finanças e contabilidade e mercado financeiro.

FOCO ERRADO – A decisão de realizar uma pós-graduação, muitas vezes, é feita com o objetivo de mudar de emprego.

Para Fábio Saad, gerente sênior de recrutamento e de seleção da Robert Half, esse foco pode estar errado. “Uma pós tem menor relevância para trocar de emprego. A experiência profissional ou fluência em idiomas têm peso maior”.

Nos processos seletivos as empresas normalmente valorizam mais, por ordem de importância, experiência profissional, evolução na carreira, idiomas fluentes, cursos de especialização como MBA e pós, e comportamento.

Ainda segundo Saad, uma pós ajuda em uma mudança de emprego apenas por melhorar o network. “Uma pós ou MBA só vira critério de eliminação para altos cargos, como diretor ou gerente-geral, normalmente quando grandes empresas precisam se instalar em uma região nova e procuram um profissional sênior”, explica. (Fonte: UOL – Caderno Empregos e Carreira)