13/07/2015 – Fatep realiza visita técnica com alunos de Especialização em Engenharia de Segurança

13/07/2015 - Fatep realiza visita técnica com alunos de Especialização em Engenharia de Segurança...

As visitas técnicas são boas oportunidades para os alunos vivenciarem a parte prática do conteúdo visto em sala de aula. Pensando disso, a Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) promove periodicamente eventos que possibilitam a união das noções teóricas com o ambiente industrial. Desta vez, o alunos da pós-graduação Especialização em Engenharia de Segurança visitaram a Olaria Irmãos Rosada, sob orientação da professora Silvia Cardoso.

Na oportunidade, o proprietário e diretor Edvandro Rosada acompanhou os alunos durante a visita, destacando pontos de importância, como os processos de fabricação da cerâmica, o modelo de gestão de segurança do trabalho adotado e as medidas de proteção ambiental e sustentabilidade estabelecidas. Com acesso a todos os setores da olaria, os alunos conferiram desde a chegada da matéria prima, até a dosagem, separação, amassamento, moldagem, prensagem, forno, cura, estocagem e expedição do produto.

Segundo a professora Silvia Cardoso, responsável pela disciplina de Prevenção e Controle de Riscos em Máquina, Equipamento e Instalações, o objetivo desta visita foi apresentar aos alunos a aplicabilidade da Norma Regulamentadora NR-12. “Optamos por uma empresa nacional, especializada na fabricação e comercialização de tijolos comuns, canaletas e blocos cerâmicos, para que os alunos pudessem verificar alguns itens da NR em operação, como proteções fixas fechadas, sinalização, zonas de risco, campos de segurança, chaves de inter travamento, paradas de emergência, entre outros”, explica.

Outras informações: