15/06/2015 – GALERIA – Alunos da Fatep promovem doação de alimentos em projeto acadêmico

15/06/2015 - GALERIA - Alunos da Fatep promovem doação de alimentos em projeto acadêmico...

Os alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba) estão envolvidos em um projeto acadêmico que inclui a doação de alimentos não perecíveis a uma entidade assistencial de Piracicaba. A ação foi parte de um experimento com maquetes, concluído com um ensaio destrutivo, na última sexta-feira (12).

“A primeira ideia era arrecadar pacotes de macarrão, já que os alunos se empenharam na construção de maquetes de pontes feitas com o alimento. Decidimos abrir para doação de qualquer alimento não perecível, assim podemos suprir melhor as necessidades de quem receberá nossa arrecadação”, explica o professor Emerson Casagrande, responsável disciplina Introdução à Engenharia Civil e pelo projeto.

Já a produção de maquetes foi uma competição entre os alunos, com o objetivo de motivá-los a utilizar os conhecimentos adquiridos em aula de uma maneira prática. “Eles criaram protótipos de pontes com estruturas treliças feitas de macarrão, com geometria adequada, cálculos de esforços nas barras por meio de uma carga previamente definida, além de dimensionarem essas barras, usando a resistência do material”, detalha Casagrande.

Ao final do projeto, as maquetes passaram por um ensaio destrutivo, a fim de verificar a quantidade máxima de carga suportada. O processo contou com três aulas teóricas e cerca de duas semanas para montagem dos protótipos, cada um composto por um pacote de macarrão e cola.

“Normalmente as faculdades fazem esse procedimento quando os alunos chegam ao quinto semestre. O diferencial na Fatep é a realização desse projeto já no primeiro semestre, sem perda de conteúdo e ainda trazendo conceitos que os alunos utilizarão durante todo o curso, além de unir outras disciplinas como cálculo e física”, ressalta.