Diretor da Fatep assina termo de cooperação técnica com a Escola do Legislativo

As ações estão sendo finalizadas para divulgação à comunidade

O diretor-mantenedor da Fatep (Faculdade de Tecnologia de Piracicaba), Marcos Antônio de Lima, participou da inauguração da sala que abriga a Escola do Legislativo, mantida pela Câmara de Vereadores de Piracicaba. Durante a cerimônia, no dia 25 de maio, na Casa de Leis, também foi assinado um termo de cooperação técnica, onde a instituição de ensino participará junto com outras parcerias.

De acordo com publicação no site da Câmara de Vereadores, desde o funcionamento da Escola, em janeiro de 2017, foram oferecidas 102 atividades, entre palestras, rodas de debates e cursos, que contemplaram 3.356 pessoas. A partir dos novos cooperados e parceiros, a Câmara poderá ampliar essas atividades. Por exemplo, a parceria com o Sesc Piracicaba, firmada no evento, consistirá no desenvolvimento do programa mensal Diálogos da Sustentabilidade, enquanto as ações com as demais entidades estão sendo finalizadas para divulgação à comunidade. A Escola conta com aproximadamente 40 instituições conveniadas.

A sala de 65 metros quadrados recém-inaugurada fica na rua do Rosário, 833, Centro. Ela tem capacidade para 70 alunos e foi concebida como área complementar às demais já utilizadas pela Câmara no desenvolvimento das aulas da Escola do Legislativo: o Salão Nobre Helly de Campos Melges, além da sala de reuniões e o anfiteatro do quarto andar do prédio anexo. Sua localização permite maior visibilidade do público – por estar no hall de acesso aos gabinetes – e tem como foco ainda a acessibilidade de pessoas com deficiência, idosos ou com mobilidade reduzida.

Segundo o presidente da Câmara, vereador Matheus Erler (PTB), a Escola do Legislativo faz parte de um conjunto de ações da Mesa Diretora para que a Câmara esteja cada vez mais aberta à população e, consequentemente, amplie os índices de transparência. “Temos lutado de forma diuturna para alcançar aos anseios da sociedade, que cobra cada vez mais a abertura na política. O importante é que esta Casa esteja sempre aberta e as pessoas se sintam acolhidas”, disse.

Os quatro eixos temáticos foram apresentados pela vereadora Nancy Thame (PSDB), que é diretora da Escola do Legislativo. São eles: Educação para a Cidadania, Capacitação para agentes políticos, Difusão cultural e Capacitação e atualização de corpo técnico de servidores e vereadores. “A ideia de promover a cidadania persiste em nossos atos há muito tempo. A sociedade percebeu seu protagonismo e que o fruto da corrupção lesa a todos. É importante unirmos instituições dispostas a formar uma grande corrente, que nos fará viver um momento maior de transformação.”

O diretor-mantenedor da Fatep, Marcos Antônio de Lima, disse que a vereadora Nancy Thame estreitou os laços com instituição no início deste ano e, desde então, os termos de cooperação técnica foram amadurecidos, sendo cada etapa acompanhada pelo Departamento Jurídico da Câmara. “É consenso que o caminho do desenvolvimento tem que passar pela educação. A Fatep sabe que esse projeto tem base, fundamento e trabalha para o aprimoramento da sociedade.”

Mais informações: https://bit.ly/2Jw4oWm

A ESCOLA – A Escola do Legislativo da Câmara de Vereadores de Piracicaba foi criada pelo decreto 63/2014, de autoria do ex-vereador João Manoel dos Santos, e tem por objetivo a realização de ações voltadas à educação para a cidadania, difusão cultural, capacitação de agentes políticos e lideranças comunitárias, capacitação e atualização de corpo técnico, servidores e vereadores. Atualmente, é dirigida pela vereadora Nancy Thame (PSDB) e coordenada pelo diretor do Departamento de Documentação e Arquivo, Fábio Bragança.

Fotos: Fabrice Desmonts – MTB 22.946