Aluno da Fatep apresenta artigo científico no maior congresso nacional do concreto

O apoio da Fatep foi fundamental, diz Marcelle Maia Bonato, coordenadora do curso

Abimael Avelino Passos, aluno do 7º semestre de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep), participou do 60º Congresso Brasileiro do Concreto, realizado em Foz do Iguaçu entre os dias 18 e 21 de setembro. Durante o evento, o estudante apresentou seu artigo “Efeitos da utilização de aditivos na produção de concretos convencionais”, desenvolvido na sua iniciação científica na instituição de ensino.

Com apoio financeiro da Fatep na inscrição para o Congresso, Abimael expôs, entre outros assuntos, sobre a melhoria da qualidade do concreto convencional quanto à resistência, compressão, consistência e coesão quando da adição de aditivo plastificante, matéria-prima produzida no Brasil e disponível com preço acessível. “O apoio da Fatep foi fundamental para o aluno adquirir esse conhecimento transversal, de grande importância na formação como engenheiro civil e atuação futura no mercado de trabalho”, enaltece a professora doutora Marcelle Maia Bonato, coordenadora do curso.

Promovido pelo Instituto Brasileiro do Concreto (Ibracon), o Congresso Brasileiro do Concreto firmou-se como o maior fórum técnico nacional de debates sobre a tecnologia do concreto e seus sistemas construtivos. Seu objetivo é divulgar, anualmente, as novidades em termos de pesquisas científicas, tecnologias e inovações em análises e projetos estruturais, metodologias construtivas, materiais de construção e suas propriedades, gestão e normalização técnica, e outros aspectos relacionados ao material industrial mais consumido no mundo.

Estudantes, professores, pesquisadores e profissionais técnicos em geral do setor construtivo participaram do evento, que também recebeu representantes de empresas, órgãos governamentais e instituições da cadeia produtiva do concreto. A expectativa era reunir mais de 1.500 visitantes, inclusive do exterior. O evento também possibilitou uma visita técnica à Itaipu Binacional, a maior usina hidrelétrica do mundo e referência na área de engenharia civil por causa das suas proporções.

SOBRE O CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
Os alunos que optarem pelo curso superior de Engenharia Civil da Fatep estarão aptos a projetar casas, edifícios, instalações industriais, além de gerir as obras seguindo modernos padrões de qualidade e produtividade. Um dos diferenciais é exatamente a ênfase no empreendedorismo destes profissionais, preparando-os para a gestão das obras de maneira abrangente e completa, atualmente considerados os principais desafios das empresas do setor de construção.