Semana da Engenharia Civil da Fatep mostra diversidade do setor para atuação profissional

Semana da Engenharia Civil da Fatep mostra diversidade do setor para atuação profissional

Programação segue até quinta-feira (dia 11) com profissionais renomados na área da engenharia civil

Com uma programação diversificada, o Curso Superior de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) está realizando uma semana de palestras que ajudarão os alunos no mercado de trabalho. São 16 temas abordados por importantes profissionais de empresas renomadas. O evento, exclusivo aos estudantes, segue até quinta-feira (11), a partir das 19h30, na instituição de ensino.

Iniciada na segunda-feira, a programação continua nesta terça-feira (9) com a palestra “Alvenaria Estrutural com blocos de concreto”, ministrada por Rogério Durante, engenheiro civil na empresa Tatu Pré-Moldados. O tema será abordado às 19h30, no anfiteatro da Fatep.

No mesmo horário, na sala 20, será a vez de Vicente Bueno Verdiani, consultor do departamento de desenvolvimento técnico de mercado da Votorantim Cimentos, falar sobre “Cimento: fabricação, classes e aplicações”.

Mais duas palestras encerram a segunda noite da Semana da Engenharia Civil da Fatep: “Tipos de concreto, conceitos e ensaios”, por Leonardo Moreira de Lima, desenvolvedor técnico de mercado da Votorantim Cimentos, e “Lajes pré-fabricadas protendidas”, com Rogério Durante, engenheiro civil na empresa Tatu Pré-Moldados.

A terceira noite (quarta-feira, dia 10) contará com Paulo Cesar Paris Bermejo, da Embraplan Engenharia. O gerente de engenharia dará a palestra “O Engenheiro como Gestor de Obras”, às 19h30. Em seguida, às 21h15, o coordenador da Weber Saint Gobain, Carlos Alberto Fevereiro, ministrará “Sistemas inovadores para fachadas – monocapa”.

Também ocorrerão dois minicursos. Na sala 19, das 19h15 às 22h15, os alunos do 8º e 9º semestres assistirão o “Uso do software TQS para cálculo de estrutura”, pela engenheira civil Lidiane Faccio de Faveri, da TQS Informática Ltda.

O minicurso abrangerá o lançamento de elementos estruturais, pilar, vigas e lajes de uma pequena e hipotética edificação, assim como seu processamento, verificações e análises, com o objetivo do conhecimento do software.
Na sala 20, o assunto será “Sistemas de Impermeabilização”, com José Eduardo Granato, engenheiro da Viapol, e Alexandre Montoya Bueloni, engenheiro de campo da Imperpira. A atividade está marcada para o horário das 19h15 às 22h30.

A Semana da Engenharia Civil da Fatep encerra na quinta-feira (11) com as seguintes palestras: “Taipa em busca da sustentabilidade”, pelo arquiteto e urbanista Márcio Vieira Hoffmann, da Taipal Construções em Terra (19h30 – anfiteatro), e “Contrapiso autonivelante”, com Thiago Pignato, diretor da empresa Niveltech, no mesmo horário, na sala 20.

Às 21h15, no anfiteatro, Luiz Célio Pereira de Moraes Filho dará informações com base no tema “Engenheiro como Perito Judicial”. O profissional é advogado da Toplan Topografia e Moraes & Moraes Advogados, agrimensor e técnico em transações imobiliárias; na sala 20, William Alves, pesquisador de Engenharia de Produção, abordará “Acidentes de Trabalho e Aspectos Organizacionais”.

ABERTURA
A Semana da Engenharia Civil da Fatep começou na segunda-feira (8), às 19h30, com a palestra “Panorama do Setor Elétrico Brasileiro e a Energia Solar Fotovoltaica”, ministrada por Maurício Angeli Maranhão de Carvalho, engenheiro eletricista e sócio fundador da empresa ProEnergy Engenharia. A abertura foi prestigiada por mais de 120 alunos.

No mesmo horário, na sala 20, Celise de Oliveira Romanini, chefe de divisão de resíduos sólidos da Secretaria de Meio Ambiente (Sedema), da Prefeitura Municipal, falou do “Plano de Resíduos do Município de Piracicaba – PMGIRS Piracicaba”.

Os outros dois tópicos da noite foram: “Patologias e Acidentes Estruturais”, pelo professor doutor em engenharia civil Luiz Carlos de Almeida (Unicamp), e “CREA e você profissional”, com Carlos Consolmagno, gerente regional CREA-SP.

Para o professor Marcos Antonio de Lima, diretor-mantenedor da Fatep, realizar a Semana da Engenharia Civil reforça o ideal da faculdade em trazer a realidade do setor para dentro da sala de aula. “Nossa maior preocupação é formar os estudantes para o mercado de trabalho e cumprir esta missão com profissionais atualizados mostra que estamos no caminho certo. Com certeza, nosso curso superior se destaca em Piracicaba e região pelo acesso à matriz curricular, aos laboratórios, atividades extraclasses e um corpo docente qualificado”, conclui.

Serviço:
Fatep realiza Semana da Engenharia Civil
De 8 a 11/10/2018
Local: Anfiteatro e sala 20
*Exclusiva aos estudantes da instituição de ensino

Outras informações:
Engenho da Notícia
Assessoria de Imprensa Fatep
www.engenhodanoticia.com.br
divulgacao@engenhodanoticia.com.br
(19) 3302-0100 – Piracicaba/SP
Instagram: @engenhodanoticia
FB: /engenho.danoticia

Programação da Semana da Engenharia Civil da Fatep – 2018

Segunda-feira (08/10/2018)

19h30 – anfiteatro
Tema: “Panorama do Setor Elétrico Brasileiro e a Energia Solar Fotovoltaica”

Palestrante: Maurício Angeli Maranhão de Carvalho, sócio fundador da ProEnergy Engenharia, é engenheiro eletricista graduado pela UNICAMP com MBA pela FGV EAESP e Kenan-Flagler Business School da University of North Carolina nos EUA. Anteriormente ocupava a posição de Diretor Sênior para a América Latina na IQVIA, empresa multinacional líder mundial em tecnologia e serviços para a Indústria Farmacêutica. Trabalhou também em grandes empresas multinacionais no Brasil, Europa e EUA, como Bosch, Accenture, Deloitte Consulting, ICTS Global e IMS Health. Retorna para Piracicaba para fundar a ProEnergy e dar seguimento ao seu sonho: contribuir para o desenvolvimento de Piracicaba e região através do emprego de uma tecnologia que permitirá o crescimento sustentável do Brasil nos próximos anos.

19h30 – sala 20
Tema: “Plano de Resíduos do Município de Piracicaba – PMGIRS Piracicaba”

Palestrante: Celise de Oliveira Romanini, assistente social graduada na FIMI. Especialista em Gerenciamento Ambiental pela Esalq/USP, Chefe de Divisão de Resíduos Sólidos da SEDEMA na Prefeitura Municipal de Piracicaba. Membro da Comissão de elaboração do PMRS – Plano Municipal de Resíduos Sólidos – 2009. Membro da Comissão de Revisão do PMGIRS Piracicaba período de 2013 – 2014. Membro da Comissão de Acompanhamento do PMGIRS Piracicaba – 2015.

21h15 – anfiteatro
Tema: “Patologias e Acidentes Estruturais”

Palestrante: Prof. Dr. Luiz Carlos de Almeida é graduado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1978), mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2001) e doutorado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo da Unicamp (2006). Pós Doutorado na Universidad Castilla-La Mancha (2008). É professor assistente da Universidade Estadual de Campinas desde 1978. Experiente na área de Engenharia Civil, com ênfase em Estruturas de Concreto Armado, atuando principalmente nos seguintes temas: análise estrutural, concreto armado, estruturas de concreto armado, análise inversa e monitoração estrutural.

21h15 – sala 20
Tema: “CREA e você profissional”

Palestrante: Carlos Consolmagno, Gerente Regional do CREA-SP. Engenheiro civil graduado pela Escola de Engenharia de Piracicaba e Técnico Industrial Mecânico pela Escola Est. Cel. Fernando Febiliano da Costa. Sua atuação como Engenheiro Civil autônomo foi de responsável técnico na execução de projetos e acompanhamento de obras residenciais, comerciais, barracões industriais, etc.

Terça-feira, 09/10/2018
19h30 – anfiteatro
Tema: “Alvenaria Estrutural com blocos de concreto”

Palestrante: Rogério Durante é engenheiro civil do Departamento Técnico da Tatu Pré-Moldados e Prof. Associado do Departamento de Construção Civil da Faculdade de Tecnologia – UNICAMP. Possui pós-graduação “Lato Sensu” em Gerência e Racionalização da Construção Civil, e especializações nos temas: Alvenaria Estrutural, Concreto Protendido, Racionalização da Produção de Vedações Verticais e Horizontais.

19h30 – sala 20
Tema “Cimento: fabricação, classes e aplicações”

Palestrante: Vicente Bueno Verdiani, Engenheiro de materiais com MBA Gestão Empresarial. Sua atuação atual: Coordenador Técnico interior de SP/MG – Votorantim Cimentos. Experiências anteriores: Engenheiro de vendas América Latina – Saint-Gobain; Analista Técnico – Polimix Concreto; Supervisor de laboratório de concreto – Osteomed implantes cirúrgicos; Estagiário – Centro de caracterização e desenvolvimento de materiais.

21h15 – anfiteatro
Tema: “Tipos de concreto, conceitos e ensaios”

Palestrante: Leonardo Moreira De Lima, Engenheiro Químico e Mestre em Ciências e Tecnologia de Materiais. Sua atuação atual: Consultor Técnico Grande SP – Votorantim Cimentos. Experiência anterior: Coordenador Técnico e de Vendas do Mercado Refratário – Morganite Brasil.

21h15 – sala 20
Tema: “Lajes pré-fabricadas protendidas”

Palestrante: Rogério Durante e engenheiro civil do Departamento Técnico da Tatu Pré-Moldados e professor associado do Departamento de Construção Civil da Faculdade de Tecnologia – Unicamp. Possui pós-graduação “Lato Sensu” em Gerência e Racionalização da Construção Civil, e especializações nos temas: Alvenaria Estrutural, Concreto Protendido, Racionalização da Produção de Vedações Verticais e Horizontais.

Quarta-feira, 10/10/2018
19h30 – anfiteatro

Tema: “O Engenheiro como Gestor de Obras”

Palestrante: Paulo Cesar Paris Bermejo é engenheiro civil com especialização em Segurança do Trabalho, pós-graduação em Gerente de Projetos e MBA em Administração de Empresas. Gerenciou várias Obras Residenciais, Comerciais, Industriais, Institucionais e Hospitalares, entre elas Edifício Raizen e Unidades do SESC, tendo entregue 5 obras com certificação LEED. Foi por vários anos Gerente de Obra da Omar Maksoud Engenharia/São Paulo e hoje Gerente de Engenharia da Embraplan Engenharia/Piracicaba.

21h15 – anfiteatro
Tema: “Sistemas inovadores para fachadas – monocapa”

Palestrante: Carlos Alberto Fevereiro – Weber Saint Gobain

Minicurso
19h15 às 22h30 – sala 20
Tema: “Sistemas de Impermeabilização”

Palestrante: José Eduardo Granato; Alexandre Montoya Bueloni – Imperpira

Minicurso para 8º e 9º semestres
19h15 às 22h15 – sala 19
Tema: “Uso do software tqs para cálculo de estrutura”

O mini-curso abrangerá o lançamento de elementos estruturais, pilar, vigas e lajes, de uma pequena e hipotética edificação, assim como seu processamento, verificações e análises, com o objetivo do conhecimento do software.

A TQS Informática Ltda. é uma empresa prestadora de serviços que produz e fornece sistemas computacionais gráficos para engenharia estrutural, fundada em 1986. Seu campo principal de atuação é o desenvolvimento de softwares para estruturas em concreto armado, protendido, pré-moldado e alvenaria estrutural.

Palestrante – Lidiane Faccio de Faveri é técnica em edificações, formada pelo Cotil – Colégio Técnico de Limeira – Unicamp (1996 – 1998). Graduada em engenharia Civil na Unesp / Bauru (2002 – 2006). Iniciação cientifica com bolsa FAPESP, na área de concreto armado, desenvolvendo aplicativos de cálculo de vigas aos esforços de momentos fletores, cisalhamento e torção (2004-2005). Pós-graduada em Projeto de Estruturas de Concreto para Edifícios FESP / São Paulo (2009 – 2011). Estagiária como técnica em Edificações no Departamento de Agrimensura e Edificações no Cotil durante o ano de 1999. Trabalhou no escritório de engenharia Cicolin Engenharia (2000 a 2002), como técnica em edificações. Trabalhou no suporte técnico na TQS Informática (2006 a 2015).

Quinta-feira, 11/10/2018
19h30 – anfiteatro

Tema: “Taipa em busca da sustentabilidade”

Palestrante: Márcio V. Hoffmann possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Metodista de Piracicaba – Unimep (1998) e mestrado em Preservação e Restauração de Patrimônios Históricos pela Universidade Federal da Bahia – UFBa (2001). É sócio proprietário da empresa Taipal – construções em terra (Fato Arquitetura Ltda.). É membro do projeto Ibero-americano de investigação sobre construção em terra Proterra/Habyted/Cyted e da Rede TerraBrasil.

19h30 – sala 20
Tema “Contrapiso autonivelante”

Palestrante: Thiago Pignato – Niveltech

21h15 – anfiteatro
Tema: “Engenheiro como Perito Judicial”

Palestrante: Luiz Célio Pereira de Moraes Filho, agrimensor, advogado e técnico em Transações Imobiliárias. Atua como Sócio Proprietário e Diretor Técnico da Toplan Topografia s/c Ltda, vem se aperfeiçoando na área de Direito Agrário, com escopo de melhor desenvolver os Laudos Periciais, e estudos para normalização de Levantamentos Topográficos em Ações Judiciais. Sócio titular do escritório Moraes & Moraes Advogados. Diretor Tesoureiro da O.A.B. – Campinas (98/2000), Vice-Presidente Jurídico do Guarani Futebol Clube, Relator da 3ª Câmara da OAB/SP (2004/2012), Conselheiro Seccional da OAB/SP (2010/2012). Perito Judicial de diversas Varas (Campinas, Paulínia, Nova Odessa, Jarinú, Sumaré, Jundiaí, Várzea Paulista, Salto, Valinhos e Vinhedo) em processos de conhecimento específico na área de Agrimensura – Topografia.

21h15 – sala 20
Tema: “Acidentes de Trabalho e Aspectos Organizacionais”

Palestrante: William Alves, pesquisador de Engenharia de Produção. Pós-graduado em Engenharia de Segurança no Trabalho. Cursando Filosofia. Consultor Técnico em Saúde e Segurança no Trabalho) Pesquisador “ voluntário ”no Projeto Temático da USP- Universidade de Saúde Publica-SP), (Palestrante e Professor de Escolas Técnicas de Piracicaba- SP) e Membro do Fórum Acidentes de Trabalho – Fórumat.