Comunicado 25.03.2020

A FATEP informa que a partir do dia 30, as aulas serão ministradas de maneira remota. Para tanto, a FATEP disponibilizou ao corpo docente a ferramenta Hangouts Meet, do Google, uma das melhores ferramentas para videoconferência disponível no mercado. Assim, ao longo dessa semana os professores estarão se dedicando intensamente a preparação das aulas, adaptadas a esse novo formato.

Entendemos que toda mudança é um desafio, e exige adaptação, e reforçamos que o time FATEP está trabalhando muito para que nossos alunos possam ficar em casa, seguindo as orientações para contenção da COVID-19. Esclarecemos que essas aulas remotas são diferentes das aulas EAD. Nessas aulas, o professor lecionará em tempo real, seguindo o plano de ensino, no horário tradicional das aulas, com o professor lecionando via videoconferência, seguindo o plano de aula do semestre. Ao término das aulas, o conteúdo poderá ser acessado livremente pelo aluno, caso deseje assistir novamente a aula.

Assim, para um maior aproveitamento das aulas, a FATEP listou algumas recomendações para nossos alunos se prepararem para essas aulas:

• Para facilitar a concentração, recomendamos que o aluno prefira utilizar um computador desktop ou um notebook no momento da aula.
  • Caso utilize o celular ou um tablete, recomendamos que o aluno feche os demais aplicativos no aparelho, preferencialmente utilizando-o em módulo avião com wi-fi ligado. Assim, o aluno conseguirá ter o mesmo aproveitamento sem maiores distrações. Para acessar a ferramenta via celular, recomendamos que o aluno baixe o app do Hangouts disponível tanto para Android quanto para IOS
  • Para acessar o hangouts, é necessária uma conta Gmail. Aos alunos que ainda não possuem, basta acessar o site www.gmail.com e criar um usuário para acessar as aulas.
  • Caso o aluno tenha um fone (com microfone) para computador/celular, ele poderá ser usado para interação com o professor. Assim recomendamos que o aluno ao acessar a sala virtual nessas condições, clique no “mudo”, e só ligue o microfone enquanto estiver falando.
  • Caso o aluno não possua esse recurso, ele conseguirá se comunicar normalmente com a classe usando a opção do chat.
  • Busque um lugar calmo, claro e com bom sinal de internet. A disciplina é fundamental tanto para o home office e para o ensino remoto. Lembramos que o home office tem se tornado um grande aliado dos trabalhadores e acreditamos que essa é uma ótima oportunidade para o aluno aprender a trabalhar dessa maneira.

Seguimos assim trabalhando duro, e buscando a cada dia apresentar novas melhorias, certos de que com a colaboração de todo o Time FATEP, incluindo os nossos coordenadores, secretaria, professores e alunos, conseguiremos superar esse desafio e seguir com o ano letivo o mais dentro da normalidade possível.