Engenharia Civil: Desafio Ponte de Macarrão desenvolve habilidade dos alunos

Atividade somou pontos para a disciplina "Introdução à Engenharia Civil"

Alunos do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) enfrentaram o 9º Desafio Ponte de Macarrão. A prova consistiu na construção de uma ponte de macarrão do tipo spaghetti Barilla número 8 numa base de estrutura treliçada. Para fixar o protótipo, foram usadas colas dos tipos: Epóxi, resina e quente. Depois de prontas, as peças foram levadas pelas equipes ao pátio da Fatep para se submeterem a testes de força. O objetivo da atividade é capacitar os estudantes para o desenvolvimento de projetos nos padrões exigidos numa obra de engenharia.

Nas apresentações, as pontes eram tracionadas para baixo a partir de um ensaio destrutivo. Cada uma foi colocada num cavalete com espaço no meio (como se estivesse entre duas margens). Para testar a resistência, foram presas pelas laterais com um cabo de aço que segurava um balde na parte de baixo para ser completado com pó de ferro. Quando a carga chegou ao limite algumas não suportaram e se romperam.

De acordo com Marcelle Bonato, professora do curso de Engenharia Civil, cinco equipes formadas por 20 alunos do primeiro semestre participaram do desafio. Após todas as apresentações, a ponte da equipe 4 – formada por Davi Ferraro, Gabriel de Brito Costa, João Victor Bonafini da Cruz e Juliano Ferraz de Toledo – suportou a maior carga: 80 quilos. A atividade somou pontos para a segunda prova bimestral da disciplina “Introdução à Engenharia Civil”.

Para chegarem ao resultado final, “os alunos receberam noções teóricas na sala de aula para entenderem o comportamento estrutural de um sistema treliçado, colocando em prática o exercício de construir as pontes feitas de macarrão para mensurar a capacidade de resistência”, finaliza Marcelle.

fb.com/engenho.danoticia