Engenharia Civil e Produção: Desafio Ponte de Macarrão desenvolve habilidades dos alunos

Alunos dos cursos de Engenharia Civil e de Produção da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) enfrentaram o 8º Desafio Ponte de Macarrão, com o objetivo de desenvolverem projetos nos padrões exigidos numa obra.

O desafio, realizado no dia 5, consistiu em construir uma ponte de macarrão do tipo spaghetti Gallo número 8 numa base de estrutura treliçada. Para fixar o protótipo foram usados Superbonder, Durepox ou Araudite. Depois de prontas, as peças foram levadas pelas equipes ao pátio da Fatep para se submeterem a testes de força.

Nas apresentações, as pontes eram tracionadas para baixo a partir de um ensaio destrutivo. Cada uma foi colocada num cavalete com espaço no meio (como se estivesse entre duas margens). Para testar a resistência, foram presas pelas laterais com um cabo de aço que segurava um balde na parte de baixo para ser completado com pó de ferro. Quando a carga chegou ao limite algumas não suportaram e se romperam.

De acordo com Emerson Casagrande, professor dos cursos de Engenharia Civil e Engenharia de Produção, seis equipes participaram do desafio. Após todas as apresentações, a ponte da equipe três suportou a maior carga: 48 quilos. A atividade somou pontos para a nota final do semestre.

Para chegaram ao resultado final, “os alunos receberam noções teóricas na sala de aula para entenderem o comportamento estrutural de um sistema treliçado, colocando em prática o exercício de construir as pontes feitas de macarrão para mensurar a capacidade de resistência”, comenta Casagrande.

SOBRE A FATEP – Inovadora ao se lançar no segmento de ensino superior como a primeira faculdade de tecnologia de Piracicaba, em 2007, a Fatep celebra seu amadurecimento, comemorando 11 anos de fundação. Seu perfil se destaca por oferecer cursos de qualidade, com professores especializados, sem deixar de considerar preços compatíveis ao alcance dos estudantes. A estrutura física favorece o aprendizado com salas organizadas e climatizadas, recursos multimídias, modernos laboratórios e ambientes de convívio descontraídos.

fb.com/engenho.danoticia