23/04/2013 – Fatep participa de seminário para pedir mudanças na legislação das instituições de ensino superior

Seminário23/04/2013 - Fatep participa de seminário para pedir mudanças na legislação das instituições de ensino superior...

O diretor-mantenedor da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep), professor Marcos Antonio de Lima, foi um dos integrantes da principal mesa redonda do seminário Tendências e Oportunidades para Pequenas e Médias Instituições de Ensino Superior (Pmies), realizado no início do mês, em Brasília, pela Associação Brasileira de Mantenedores de Ensino Superior (Abmes).

Ao lado de representantes de outras instituições de ensino superior particulares de pequeno e médio porte de várias partes do país, o diretor da Fatep defendeu mudanças nas avaliações do Ministério da Educação (MEC) e uma maior participação no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Durante o seminário, foram apresentados dados, avaliados os principais problemas e sugeridas medidas para assegurar a permanência das instituições com até 1.500 alunos no cenário educacional.

Mesmo com dificuldades e obstáculos, de acordo com dados da Abmes, as pequenas e médias instituições de ensino superior (Pmies) contribuem expressivamente com o desenvolvimento acadêmico da população, melhoram o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) local, empregam professores, profissionais na administração escolar e movimentam o comércio da região.

Diante da importância do segmento, que representa 71% do cenário educacional do País, os palestrantes expuseram suas experiências, as quais nortearam um debate complexo sobre os principais pontos de ameaça. O presidente da Abmes, professor Gabriel Mario Rodrigues, foi o mediador da mesa redonda que teve a participação do diretor da Fatep, Marcos Antonio de Lima; do diretor do Sindicato das Entidades Mantenedoras de Ensino Superior, Rodrigo Capelato; do presidente das Faculdades de Estudos Avançados do Pará, Édson Franco; da diretora executiva do Centro de Ensino Superior de Rubiataba, Mantenedora das Faculdades Facer, Zita de Andrade Pires e da diretoria acadêmica da Faculdade Nobre, Célia Christina Silva Carvalho.

A Abmes promoveu o debate por considerar de extrema importância a participação dessas instituições no ensino superior brasileiro. As alternativas expostas durante o seminário servirão de base para o desenvolvimento do trabalho “Diagnóstico das PMIES: indicações para melhoria da competitividade”, a fim de apoiar e garantir a permanência dessas instituições no cenário educacional. Segundo dados divulgados pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), as instituições de ensino privado com até 2 mil alunos representam 59% do ensino superior no Brasil.

A Fatep é a primeira faculdade de tecnologia de Piracicaba. Fundada em 2007, oferece cursos superiores de tecnologia em Logística, Marketing, Gestão de Produção Industrial, Produção Sucroalcooleira e Gestão de Recursos Humanos – com duração de 2 a 3 anos –, e também cursos na modalidade Bacharelado de Administração e Relações Internacionais, com duração de 4 anos.