26/03 – Demanda do mercado aumenta procura por cursos superiores de tecnologia

Cursos Tecnológicos26/03 - Aumenta procura por cursos superiores de tecnologia...

A rapidez com que o mercado se abre para novos profissionais provocou o aumento da procura por cursos superiores de tecnologia, os quais, geralmente duram metade do tempo de uma graduação convencional.
De cada quatro estudantes que entram na faculdade no Estado de São Paulo, pelo menos um escolhe um curso superior de tecnologia, que tem de dois a três anos de duração. De acordo com o Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação (MEC), feito pelo Sindicato das Entidades Mantenedoras de Estabelecimentos  de Ensino Superior no Estado de São Paulo (Semesp), entre 2000 e 2010 o percentual de ingressantes em cursos de tecnólogos aumentou 547% no estado, enquanto a procura por graduações tradicionais caiu 20%. Os dados se referem às instituições particulares e públicas.
Entre os principais motivos para o aumento da demanda, segundo o levantamento, está o foco nas aulas práticas e menos teoria. (Fonte: MEC/2012)