Alunos do curso de Engenharia Civil da Fatep participam do Desafio Ponte de Macarrão

Alunos do primeiro semestre do curso de Engenharia Civil da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep) enfrentaram, na noite de ontem, o 7º Desafio Ponte de Macarrão. Sete equipes apresentaram, na prática, como desenvolver projetos nos padrões exigidos numa obra de engenharia.

O desafio consistiu em construir uma ponte de macarrão do tipo spaghetti Gallo número 8 numa base de estrutura treliçada. Para fixar o protótipo foram usados Superbonder, Durepox ou Araudite. Depois de prontas, as sete peças foram levadas pelas equipes ao pátio da Fatep para se submeterem aos testes de força.

As apresentações contaram com torcida enquanto as pontes eram tracionadas para baixo a partir de um ensaio destrutivo. Cada uma foi colocada num cavalete com espaço no meio (como se estivesse entre duas margens). Para testar a resistência, foram presas pelas laterais com um cabo de aço que segurava um balde na parte de baixo para ser completado com pó de ferro. Quando a carga chegou ao limite algumas não suportaram e se romperam.

De acordo com o professor Emerson Casagrande, professor do curso de Engenharia Civil, o Desafio faz parte da disciplina Introdução à Engenharia Civil. “Na construção civil é muito comum o uso de protótipos para projetar uma obra. No caso das pontes de macarrão, que são apenas modelos, os espaguetes funcionam como barras de metal e a cola faz o papel do parafuso ou solda que une as barras”, explica.

Para chegaram ao resultado final, “os alunos receberam noções teóricas na sala de aula para entenderem o comportamento estrutural de um sistema treliçado, colocando em prática o exercício de construir as pontes feitas de macarrão para mensurar a capacidade de resistência”, comenta Casagrande. Após todas as apresentações, a ponte da equipe 5 suportou a maior carga: 85 quilos. A atividade somou pontos para a nota final da disciplina Introdução à Engenharia Civil.

SOBRE A FATEP – Inovadora ao se lançar no segmento de ensino superior como a primeira faculdade de tecnologia de Piracicaba, em 2007, a Fatep celebra seu amadurecimento, comemorando 11 anos de fundação. Seu perfil se destaca por oferecer cursos de qualidade, com professores especializados, sem deixar de considerar preços compatíveis ao alcance dos estudantes. A estrutura física favorece o aprendizado com salas organizadas e climatizadas, recursos multimídias, modernos laboratórios e ambientes de convívio descontraídos.

fb.com/engenho.danoticia