A agricultura que encanta os olhos e aquece a alma

A agricultura que encanta os olhos e aquece a alma

A agricultura que encanta os olhos e aquece a alma

Só nesta semana, apareceram em três canais de TV reportagens e receitas com as Panc. Panc? Você não sabe o que é isso?

Panc é a sigla para plantas alimentícias não convencionais. Elas têm caído, cada vez mais, nas graças de grandes chefs gourmets e das altas gastronomias nacional e internacional, as quais têm desenvolvido verdadeiras preciosidades com essas verdadeiras iguarias.

São plantas que sempre estiveram presentes no nosso jardim. Geralmente consideradas ervas-daninhas, tratam-se de uma seleção de espécies de plantas ainda pouco difundida, mas com um enorme potencial nutritivo. Possuem característica de uso alimentício, mas não são comuns ao nosso dia-a-dia, portanto não fazem parte da alimentação da grande maioria da população, no mundo. Uma vez que nossa alimentação atual é extremamente básica, homogênea, globalizada e, vamos combinar, monótona demais.

A principal característica dessas plantas é a de serem comestíveis. Elas surgiam de forma espontânea em quintais, terrenos baldios e canteiros, mas não eram consumidas por falta de costume ou mesmo de conhecimento, apesar de possuírem uma ou mais partes que podem ser utilizadas na alimentação humana, tais como: raízes tuberosas, tubérculos, bulbos, rizomas, cormos, talos, folhas, brotos, flores, frutos e sementes. Ou, ainda: látex, resina e goma, que são usadas para obtenção de gorduras e óleos alimentícios. Nesse conceito, também se incluem especiarias e substâncias condimentares e aromáticas, assim como plantas, que são utilizadas como substitutas do sal, além de adoçantes, amaciantes de carnes, corantes alimentícios e espécies utilizadas na fabricação de bebidas, tonificantes e infusões.

Outra questão importante é que nem todas as plantas são Panc. As flores que encontramos nas floriculturas, normalmente, não são comestíveis. Por isso, é importante que um profissional qualificado dê as orientações adequadas para seu uso e consumo. É sempre importante consultar um engenheiro agrônomo, que é quem mais entende sobre as variedades e características das mais diversas espécies de plantas, principalmente, para quem deseja cultivar, ou mesmo comercializar, as Panc.

A azaleia e o bico-de-papagaio são exemplos de plantas que possuem flores lindas e exuberantes, mas que são tóxicas e não indicadas para o consumo.

Por outro lado, quais plantas podem ser consideradas Panc? Há uma estimativa de que, só no Brasil, existem mais de 10 mil espécies que podem ser consideradas Panc. Alguém aí já ouviu falar de uma tal de beldroega? Uma serralha para a salada? Talvez o ora-pro-nobis ou carne-de-pobre (Pereskia spp.)? Aqui talvez não seja tão conhecida, mas no estado de Minas Gerais é uma verdura muito apreciada na culinária tradicional.

Certamente, você já ouviu falar do jaracatiá, uma frutinha parecida com o mamão e presente na cidade vizinha de São Pedro. Pensa um pouquinho: o que pode fazer parte do seu cardápio de hoje? Talvez uma belezura de amor-perfeito? Vai? Já que comemos com os olhos, porque não ter à mesa um prato mais saldável e, ainda por cima, lindo?

*Marcia Nalesso Costa Harder é coordenadora do curso de Engenharia Agronômica da Faculdade de Tecnologia de Piracicaba (Fatep). Possui mestrado e doutorado Ciências e pós-doutorado em Energia Nuclear Aplicada.